O setor educacional brasileiro vem passando por uma série de transformações que são decorrentes não só do aumento da competitividade, mas também do nível de exigência dos potenciais alunos. Quando a lista de opções era pequena, o futuro aluno não podia exigir tanto, entretanto, atualmente, sobressaem-se as instituições que estão preparadas para acompanhar toda a jornada de compra, aliando campanhas pontuais e inbound para captar leads e clientes mais qualificados.

Inbound na educação

Inbound marketing, também chamado de marketing de atração, é peça fundamental no mix de marketing de uma instituição de ensino, pois atrai leads pelo que eles mais procuram: conhecimento. Ao criar e compartilhar conteúdos de interesse para o seu público-alvo, você está ajudando no processo de compra, pois educa sua audiência para melhores escolhas.

Campanhas pontuais e inbound: por onde começar

Certamente você já está acostumado com as ações de marketing tradicionais do setor educacional: panfletagem, outdoors em vias movimentadas, participação em eventos, descontos para matrículas antecipadas e comerciais de rádio e televisão. Pois bem, todas essas ações têm algo em comum: elas atraem leads, não clientes, o que gera um trabalho enorme para a sua equipe de vendas para fechar qualquer matrícula. E também não garantem a fidelização dessa audiência. Mas se você aliar estas ações ao inbound marketing, seu sucesso estará bem mais próximo. Veja algumas ideias:

Panfletagem e redes sociais

A panfletagem ou distribuição de folders ou flyers pode se tornar bem mais proveitosa se você convidar as pessoas para acessarem suas redes sociais, interagirem em um post e assim concorrerem a uma matrícula gratuita, por exemplo. Além de fechar o circuito entre publicidade local, aquisição de leads e conversões, você terá uma audiência cada vez maior para os conteúdos do seu site ou blog, melhorando a autoridade da sua instituição no mercado.

Outdoors e blogs

Se você tem um blog institucional recheado de conteúdo que pode ajudar as pessoas a se decidirem por uma carreira ou outra, é possível dar visibilidade a ele com outdoors espalhados pela cidade. Em vez de dizer que você tem uma graduação em Gastronomia, o que é bastante usual, você pode convidar o transeunte para acessar o blog e conhecer a carreira de Gastronomia, iniciando um relacionamento mais duradouro e com muito mais expectativas de se converter em uma matrícula.

Eventos e e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para aliar campanhas pontuais e inbound, pois sua versatilidade permite que você explore diversos tipos de conteúdo e situações. Num evento, por exemplo, você pode captar os e-mails de quem passa pelo seu stand e, logo em seguida, enviar um e-mail de boas-vindas, convidando o lead para conhecer o site da instituição e suas opções de formação. Como as pessoas estão conectadas o tempo todo por meio de dispositivos móveis, essa ação vai dar o que falar.

Comerciais e ação

Segundo pesquisa do Ibope, 88% dos internautas usam seus gadgets (smartphones, tablets e computadores) enquanto assistem TV. E se você quer reação imediata a um comercial, pode muito bem fazer uma chamadinha para aquela hashtag do Twitter ou para uma superpromoção no site da sua instituição. Quanto mais integradas forem suas ações de marketing, melhores resultados você terá.

Ideias para integrar campanhas pontuais e inbound não faltam, basta você colocar sua imaginação para funcionar e pensar em como seus futuros alunos interagem com os diversos pontos de contato com a sua marca e preparar-se para surpreendê-los!

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