A maior tarefa do marketing digital é criar meios para que a equipe de vendas consiga bons resultados, certo? Para isso existem ferramentas que, se utilizadas da forma adequada, podem trazer ótimos rendimentos. E isso se dá principalmente a partir da geração de leads! Dentre as diversas — e excelentes! — maneiras de se formar e captar leads, a oferta de materiais relevantes, a fim de criar uma interação voluntária com a empresa, é uma das mais eficazes.

Pois no post de hoje abordaremos duas dessas poderosas ferramentas de marketing digital que têm demonstrado ser bastante importantes para a geração de leads: os e-books e os whitepapers. Quer saber do que se trata? Então acompanhe agora mesmo:

Conheça as possibilidades desses materiais

E-books

Esse material carrega um conteúdo muito rico a respeito dos assuntos abordados, costumando ser muito eficaz no cumprimento de seu papel. Normalmente os e-books tratam sobre o assunto — qualquer que seja ele — de forma geral e bem mais completa que um simples post, por exemplo. Comprovadamente, os e-books possuem uma ótima resposta para a geração de leads, além de terem uma viralização considerável nas mídias sociais.

Whitepapers

Os whitepapers não carregam tantas informações quanto os e-books, trabalhando não com o assunto abordado de maneira geral, mas com algum aspecto particular do tema. A vantagem desse recurso é a maior simplicidade de sua produção, ainda tendo ótima aceitação na geração de leads. Um dos segredos de um bom whitepaper é que seja feito em formato de lista.

Atice o interesse e cumpra a promessa

Para fazer a leitura de e-books e whitepapers, o leitor deve disponibilizar seus dados para o website em questão, a fim de que se estabeleça um contato futuro. Sendo assim, é mais que óbvio que um título e um conteúdo nada chamativos e interessantes não incentivarão cliente nenhum a disponibilizar seus dados, não concorda? O título precisa ter graça, de preferência um certo mistério, que simplesmente chame a atenção do leitor. E o respectivo conteúdo deve, claro, cumprir as expectativas geradas pelo tópico.

Transmita informações relevantes

Ao se disponibilizar a ler um e-book ou um whitepaper, o internauta espera receber utilidade e assertividade daquele material. É mais que justo, portanto, não fazê-lo perder seu valioso tempo com opiniões e divagações sem propósito. Assim, ofereça dados e análises criteriosos, comprovados e, obviamente, recentes. E lembre-se de sempre fornecer informações recompensadoras no corpo de seus e-books e whitepapers, porque um potencial cliente frustrado, sentindo que perdeu seu precioso tempo para nada, dificilmente realizará uma compra.

Diversifique o conteúdo

Como você não conhece exatamente o leitor do conteúdo que disponibilizará, podendo atrair quem ainda não conhece absolutamente nada sobre o que está sendo oferecido quanto quem já possui um certo conhecimento e quer se aprofundar ainda mais no assunto. Portanto, para gerar o maior número possível de leads, é importante que seu conteúdo seja diversificado, abordando os mais diferentes tipos de informação. Uma boa dica é dividir o e-book ou o whitepaper em volumes, por exemplo.

Invista na divulgação da produção

De que adianta um conteúdo excelente se ninguém o acessa? Trate de publicar os links de seus e-books ou whitepapers em blogs e sites especializados e aproveite ao máximo o poder das redes sociais. E-mails de divulgação para sua base de contatos também são uma forma bastante eficaz de gerar leads. Vale a pena diversificar aqui também, atacando por várias frentes — mas sem exagerar e bombardear os possíveis interessados, ok?

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