Quem nunca precisou lidar com desafios para conseguir destacar sua marca no mercado, diferenciando-a das demais concorrentes?

Empreendedores estão sempre em busca de inovações, pois sabem que estamos passando por uma transformação digital e que a publicidade tem tomado outros rumos. É justamente nesse novo cenário que surge o marketing de influência, cujos protagonistas são os chamados digital influencers.

Se ainda não está por dentro desta tendência, acompanhe nosso post e entenda quem são os digital influencers e como eles podem se tornar os porta-vozes da sua marca!

O que são digital influencers?

Os digital influencers são os grandes formadores virtuais de opinião. Trata-se de facebookers, instagrammers, snapchatters, bloggers e, principalmente, youtubers, que conseguem, por meio de sua enorme audiência, trazer muitos benefícios (custos e conversões) para empresas de vários portes.

Esses influenciadores possuem grande liderança e autoridade junto aos seus seguidores. Eles conseguem estabelecer uma relação maior de confiança, interatividade e engajamento com sua audiência podendo, assim, vender mais facilmente suas ideias e intervir em favor de uma determinada marca junto aos seus seguidores.

Qual a importância dos digital influencers em uma estratégia de marketing?

Demonstram maior autenticidade e credibilidade

No meio digital, conseguir passar autenticidade não é uma tarefa fácil, então vamos a exemplos práticos de como os digital influencers podem ajudar sua marca a superar esse obstáculo?

Você acreditaria em um anúncio na internet sobre produtos que oferecem uma solução rápida para problemas de excesso de peso, ou sobre um creme antirrugas capaz de te deixar 10 anos mais jovem em poucos dias? E quando àquelas belas mulheres com corpos e cabelos maravilhosos divulgando produtos de beleza? Difícil de engolir, não é?

Hoje, o consumidor tem acesso a toda informação necessária para entender um assunto e fazer uma boa compra. Assim como você, eles também vão questionar a veracidade desses anúncios.

É justamente por isso que os influenciadores digitais tornaram-se tão eficientes. Eles são vistos como confiáveis pelos seus seguidores, exemplos a serem seguidos, pois passam certa credibilidade no que falam, são “gente como a gente”.

Dessa forma, quando um digital influencer destaca uma marca, ele faz com mais espontaneidade. Sua sinceridade e credibilidade é o segredo do seu sucesso, é o que faz com que as pessoas confiem no que ele está recomendando.

Os digital influencers se tornam a melhor estratégia para geração de credibilidade entre um determinado grupo de pessoas, pois esses influenciadores são considerados fontes confiáveis, já que falam com convicção sobre aquilo que acreditam.

Ajudam a ampliar o alcance da sua marca

Há duvidas de que as mídias sociais são uma das melhores estratégias para gerar interatividade entre empresa e cliente, conquistando mais tráfego para seu blog ou site.

Os digital influencers, como você já viu, possuem uma audiência enorme nesses canais. E uma estratégia de marketing de influência pode ajudar a levar sua marca para esses milhares, senão milhões de seguidores, sendo uma excelente forma de segmentação de público para qualquer empresa.

Muitos influenciadores possuem excelente autoridade sobre determinados assuntos, qualquer produto ou serviço que eles venham a promover sempre geram um senso de comunidade junto à sua marca, pois as pessoas acabam levando em conta a opinião desse digital influencer para sua vida pessoal.

Como mapear o digital influencer ideal para a sua marca?

Veja quem tem maior engajamento com o seu público

Se você está pensando em colocar essa ideia em prática, é preciso tomar alguns cuidados importantes para que seu marketing de influência dê certo. Uma delas é saber identificar, primeiramente, quais são os influenciadores que têm maior engajamento com o tipo de público que sua empresa busca atrair.

Se sua empresa trabalha com produtos como jogos para adolescentes, é óbvio que não vai buscar por um digital influencer que fala sobre moda, mesmo que esse tenha uma audiência maior do que aquele que fala sobre o seu segmento. Deve haver coerência entre o seu público-alvo e a pessoa que fará o seu marketing.

Cuidado também com a preocupação excessiva se o digital influencer tem muitos seguidores — afinal, quantidade nem sempre é qualidade.

Analise o tipo de conteúdo divulgado

É importante também frisar que, ao mapear seu influenciador digital, é preciso verificar que tipo de conteúdo ele costuma publicar, sua repercussão diante, dentro e fora da rede e, principalmente, se seus ideais combinam com os valores da sua marca.

Lembre-se que o digital influencer escolhido será o porta-voz de sua marca, portanto, ele deve estar em sintonia com ela. Ele deve seguir os objetivos da empresa, sejam eles: melhorar o relacionamento do público com a marca, expandir as vendas, enfatizar a imagem da empresa ou mesmo aumentar a presença e visibilidade da marca no ambiente online.

Considere a postura do digital influencer

Todo influenciador digital tem uma causa, uma paixão e um ponto de vista formado sobre determinados assuntos. Por isso, ele é um “creator” e, como tal, tem sempre algo a dizer. Assim, analise bem se o escolhido pode alcançar maior sinergia com seu público.

Como vimos, mapear digital influencers de qualidade pode não ser uma tarefa simples. A seleção deve ser cautelosa, pois a exposição da sua marca é uma coisa bastante importante para o sucesso do seu negócio.

Uma escolha errada pode “queimar” sua marca no mercado para sempre, portanto, ao mapear um influenciador, observe com cuidado se ele poderá, realmente, ajudar a estabelecer uma conexão sadia com seu público-alvo.

Em resumo, não há como negar a realidade dos fatos, os digital influencers estão, cada vez mais, na mira das empresas, ganhando mais espaço e se tornando uma excelente opção para que as empresas alcancem maior reposicionamento da sua marca e uma relação mais próxima e tangível com seu público-alvo.

Gostou de saber como os digital influencers podem fazer a diferença para sua marca e quer continuar acompanhando mais novidades sobre marketing digital? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!