Profissional nenhum acharia difícil entender a importância de haver sincronia entre os diferentes setores de uma empresa para que ela funcione bem. Afinal, uma área depende da outra para fazer seu trabalho render. Mas, algumas dessas áreas parecem ser feitas uma para a outra, como marketing e vendas.

Veja, no post de hoje, como elas se completam, e como fazer essa integração na sua empresa!

Como marketing e vendas se completam

Muitos têm a ideia de que marketing e vendas são opostos dentro de uma empresa, quase como se fossem times rivais. Mas, qual o objetivo de cada área? Não é conseguir clientes?
Além disso, fatores como a qualificação de leads e os diferentes estágios em que cada um se encontra no funil de vendas serão muito mais eficientes se ambos os setores trabalharem juntos.

Em outras palavras, unidos eles conseguem mais clientes, rendendo mais do que se trabalhassem de forma separada.

Como integrar os setores de marketing e vendas na sua empresa

Para fazer a integração de maneira suave, é importante tomar algumas medidas que evitem conflitos e garantam a eficácia do processo. Veja 5 dicas:

1. Evite criar um clima competitivo

É bom lembrar que estamos falando de pessoas, então sempre haverá egos envolvidos. Um dos piores erros nesse processo é criar  — ou manter  — um clima de competição.
A ideia é justamente promover a colaboração. Caso contrário, você poderá ver um time sabotando o outro, ou uma cooperação superficial, que não trará resultado algum.

2. Torne a comunicação prática e constante

A comunicação precisa ser constante entre as equipes, pois só assim os profissionais passarão a conhecer o que compõe o trabalho do outro, se tornando mais receptivos a ideias e compreendendo melhor os desafios apresentados.
Além disso, a comunicação favorece a criação de um clima amigável e descontraído, essencial para o trabalho fluir.

3. Defina os objetivos em parceria

Se as equipes tiverem objetivos distintos é bem provável que uma atrapalhe a outra constantemente. Imagine que o time de marketing lance uma campanha esperando um resultado, mas o pessoal de vendas define outra meta. Alguém vai sair infeliz, não concorda?
Sentar juntos e discutir as atividades futuras é o melhor jeito de todos conseguirem o que querem.

4. Sincronize ações de marketing e vendas entre si

Além de definir os objetivos em conjunto, é fundamental montar as campanhas da mesma forma. Desse modo, cada equipe saberá exatamente o que precisa fazer, e como facilitar a vida do outro time.
Tal sincronia pode ser feita pelo que se chama de um SLA (Service Level Agreement), um acordo formal que define onde o trabalho de um termina e o de outro começa.

5. Compartilhe dados relevantes

Além da comunicação constante no dia a dia, compartilhar dados relevantes entre si  —  como análise de métricas e KPIs  —  possibilita a avaliação das ações e o estudo de como elas podem ser aprimoradas no futuro para dar resultados mais expressivos, reduzir custos etc.
A ideia de que marketing e vendas são opostos é um grande erro, causado muitas vezes pela falta de conhecimento do impacto que um setor causa no outro. Assim, faça ambos trabalharem como se fossem um só, e os resultados mostrarão que esse é o modo certo de operar o negócio.

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