Pode parecer que o mar não está para peixe, o que leva algumas empresas a investirem pouco em estratégias de marketing digital. Elas até formulam planos de ação apropriados, mas não medem os resultados de forma adequada, e acham que seus objetivos acabaram navegando ao léu.

Mas, ora, como é possível considerar, erroneamente, que as estratégias de marketing não deram certo e que o dinheiro foi desperdiçado com tal investimento se você não soube, ao menos, medi-las? Por isso, utilizar as métricas exatas para avaliá-las é um fator primordial para criar atalhos, poupar meio caminho andado e seguir direto rumo ao sucesso.

Confira, neste artigo, dicas de algumas métricas para otimizar esses resultados e evite que seu negócio se depare com o mau tempo, enfrente o mar revolto temido pelos navegantes da web ou, ainda, seja devorado por um tubarão concorrente abusado que soube usar técnicas eficazes e engoliu seu público-alvo.

Estratégias de marketing

Gerar mais clientes potenciais, obter contatos, atrair o público ou deixar a marca conhecida. Todos estes objetivos são definidos antes de programar uma campanha. São retornos que você pode, ou não, conquistar, sobretudo no momento atual, em que o marketing passou, rapidamente, de figurante para protagonista, ocupando um dos principais pilares na exposição calculada — e calculista — da propaganda online.

E é justamente aí que entra a importância de medir as estratégias de marketing, pois os números indicarão a eficácia ou a necessidade de mudanças para atingir o objetivo pré-definido. Para isso, é primordial usar instrumentos de medição relevantes, pois na ausência deles é impossível garantir a assertividade do planejamento.

As 4 métricas mais importantes

Aqui, as ciências exatas se harmonizam com as humanas, ou seja, as duas disciplinas caminham de mãos dadas: a matemática e a propaganda. Desde que devidamente alinhadas, tais ciências asseguram o desenvolvimento dos meios corretos para avaliar se a empresa está no caminho certo.

Mas, assim como tudo na vida, focar nas medidas de marketing requer tempo e dedicação e pode indicar, principalmente, a necessidade de mudança de curso, entre outras adequações essenciais para o bom desempenho das campanhas. Ignorar estas dicas importantes é sinônimo de correr sérios riscos de ver o barco naufragar diante da primeira tempestade.

1. ROI

O ROI é o Retorno Sobre o Investimento, uma das principais métricas utilizadas pelo Marketing Digital, pois seu cálculo demonstra quanto sua empresa está gastando com campanhas e quais resultados estão sendo obtidos.

Sua fórmula é bem simples: a margem de ganho obtido (e não o número total de vendas) menos o custo do investimento, dividido pelo custo, novamente. Essa métrica exige um acompanhamento cauteloso, pois gera um percentual específico da soma de proveitos que a empresa alcançou.

2. CAC

Atrair novos clientes é o principal objetivo de muitos negócios. Saiba, então, que também é possível medir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) recém-chegado. Para isso, basta somar todos os custos durante certo período e dividir pelo número de clientes adquiridos nesse mesmo período de tempo.

Caso o resultado do CAC esteja alto, significa que a empresa precisa repensar outras táticas de aquisição que reduza seu valor.

3. Taxa de conversão

Taxa de conversão é uma métrica que mostra o número de visitantes que entraram em seu site, assim como o número de ações por eles realizadas. Os cliques, acessos ou vendas finalizadas durante a ação na web são exemplos da taxa de conversão.

4. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição representa o número de pessoas que não passou da primeira página de seu site, isto é, acabou abandonando a navegação. Um percentual alto adverte a necessidade de rever a elaboração da página, caprichar na disposição do conteúdo ou ainda conferir a funcionalidade do portal.

Enfim, deu para perceber que todos esses detalhes sobre mensuração de resultados são de extrema importância para acompanhar e aprimorar suas estratégias de marketing, pois, uma vez que esses resultados não apontem dados tranquilos ou favoráveis, existe a possibilidade de recorrer às adequações o mais rápido possível para evitar que seu negócio acabe amargando certos prejuízos.

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