Uma empresa que não consegue atrair leads, ou clientes em potencial, nunca vai ter sucesso. Mas, e depois de atraí-los, como fazer com que se tornem clientes e continuem com você por muito tempo? É preciso monitorar a trajetória de cada lead pelo funil de vendas.
Veja como fazer isso vai te ajudar a sair do “quase” e a finalmente converter leads em clientes fiéis!

1. Entenda o papel do funil ao converter leads

O funil de vendas é fundamental para qualificar e converter leads. Por quê? Cada pessoa passa por um processo de decisão, a chamada jornada de compra, e o funil serve para indicar em qual etapa desse processo o seu lead está no momento.

Como nem todo lead é igual, acompanhar a trajetória de cada um por meio do funil vai te ajudar a produzir o conteúdo certo para cada grupo, e assim nutrir todos corretamente até a hora certa de tentar a venda.

2. Siga os estágios do funil

Topo

Quem está nesta parte do funil está longe de se tornar seu cliente. Na verdade, é alguém que nem descobriu ainda que tem um problema, mas já sente os sintomas dele e deseja saber mais sobre o assunto.

A ideia é atrair esse público com posts que tragam conteúdo relevante e que esclareçam o assunto que o interessa.

Meio

Nesse ponto, a pessoa já está ciente do problema e agora busca a melhor solução para ele. Logo, é hora de se aprofundar e dar algo de mais substância para os leads, por meio de posts maiores, bem como e-books e outros materiais ricos.

Ofereça esses materiais em troca de informações relevantes para o seu processo de venda, como telefone, e-mail, ramo de atuação etc.

Fundo

Nesse estágio, o lead já está considerando se o seu produto ou serviço é realmente o melhor para ele. Nesse ponto, estudos de caso, pesquisas de mercado e outras credenciais que mostrem o valor da sua oferta devem ser apresentados.

3. Integre marketing e vendas

Quem deve ser responsável por acompanhar os leads através do funil? O time de marketing ou o de vendas? Ambos.

É vital aderir ao Smarketing, integrando as ações dos dois setores desde o início: ao definir os objetivos, planejar campanhas, analisar métricas e estabelecer metas, tudo deve ser feito em conjunto.

Com as duas equipes alinhadas, o trabalho de converter leads será bem mais fácil e eficaz.

4. Feche o acordo

Quando chegar no fundo do funil, não dê brecha para o lead se tornar um “quase cliente” por deixar de entrar em contato pessoalmente. Marque uma visita ou videoconferência para explicar como o produto funciona, ofereça um período de testes grátis ou algo do tipo, mas feche o acordo.

Converter leads em clientes envolve um esforço constante de monitorar seu progresso pelo funil de vendas e nutri-lo de acordo com a etapa em que se encontra. Assim que o lead estiver maduro o suficiente, é hora de entrar em ação e vender a melhor solução para resolver o problema dele.

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