Toda campanha de e-mail marketing de sucesso é fruto de monitoramento e otimização constantes. Mas nem sempre tudo sai como o esperado e pode ser que as suas mensagens não sejam lidas pelos usuários. Felizmente, algumas boas práticas podem te ajudar a reverter esse quadro e melhorar as suas conversões. Separamos 5 dicas matadoras para aumentar a taxa de abertura da sua campanha de e-mail marketing! Vamos conhecer quais são elas? Acompanhe!

1. Crie títulos matadores

Sem um bom título vai ser difícil convencer um usuário a abrir a sua mensagem. A headline do e-mail é o primeiro contato que qualquer pessoa terá com a sua campanha. Aqui, você dará uma pequena amostra do que a mensagem vai conter. Procure ser direto, claro e mostrar o benefício daquele conteúdo para o seu usuário.

2. Envie e-mails personificados

Ninguém gosta de interagir com máquinas, não é mesmo? Mesmo a automação de marketing sendo indispensável para uma campanha de sucesso, personificar a mensagem é sempre bom. Por isso, coloque como remetente uma pessoa real da sua empresa e também assine a mensagem com o nome dela. Se alguém responder ao e-mail, não ignore! Responda de volta e inicie uma conversa — você pode acabar gerando um novo lead ou fechando uma venda.

3. Faça testes A/B

É impossível adivinhar o que funciona com a sua lista de contatos. Para aumentar o ROI da sua campanha de e-mail marketing e melhorar a taxa de abertura das suas mensagens, nada melhor do que realizar alguns testes!

Com os testes A/B, comparar campanhas fica bem simples. Você consegue rodar duas mensagens testes por uma mesma lista e mensurar qual delas performa melhor. Então, é possível focar seus esforços na que traz mais retorno para a sua campanha.

4. Segmente a sua lista de contatos

A verdade é quem nem todo mundo deseja receber campanhas de e-mail marketing. Isso pode reduzir consideravelmente a taxa de abertura das suas mensagens. Por isso você precisa enviar a mensagem certa para a pessoa certa.

A melhor forma de fazer isso é segmentando a sua lista de contatos. Assim, você determina quais pessoas estão mais interessadas em cada tipo de conteúdo que você está oferecendo.

5. Simplifique o seu conteúdo

Mensagens enormes, em formato de imagem e com páginas de comprimento já estão foram de moda. Campanhas de e-mail marketing que convertem são diretas ao ponto. Elas entregam o conteúdo prometido de forma rápida e simples. Se sua primeira mensagem não foi tão interessante, pode ter certeza que a segunda irá direto para a lixeira!

A taxa de abertura do e-mail marketing é um dos principais indicadores-chave de performance que você precisa acompanhar. Colocando essas 5 dicas em prática, você pode melhorar — e muito — a abertura dos seus e-mails, gerar mais leads e fechar mais vendas.

E agora, que tal experimentar essas táticas no seu negócio? Para ficar por dentro das últimas novidades do blog e do mundo do inbound marketing, não deixe de assinar a nossa newsletter!