Uma empresa precisa de muito mais do que uma boa estratégia de marketing para prosperar. A produtividade dos funcionários e gestores é algo bastante relevante para que se alcance o sucesso. Afinal, são essas as pessoas que fazem com que qualquer negócio ande.

É muito importante ter uma equipe engajada para que as metas estipuladas sejam atingidas.

 

Portanto, dê uma atenção especial a esse ponto e se dedique a ajudar seus funcionários a serem mais eficientes. Eles estão no mesmo time que você. Lembre-se: todos vão mais longe quando estão motivados e têm objetivos claros.

Confiras as 5 dicas que separamos para melhorar a produtividade!

Liste tarefas diárias

Faça uma lista detalhada das etapas que deve cumprir durante o dia e divida isso com seus funcionários. Quando se sabe no que cada pessoa está trabalhando é mais simples de enxergar e se ter uma previsão de quando cada tarefa pode ser concluída.

Para que a lista seja eficiente é fundamental que nela constem objetivos realistas, ou seja, condizentes com o que se pode ser feito durante o horário comercial. Não trace metas que sejam impossíveis de ser realizadas em um dia, para que não haja estresse e pressão sem necessidade.

A sua lista pode ser semanal também, com pequenas metas diárias a serem cumpridas e que devem ser entregues ao fim de cada semana.

 

Defina prioridades

Quando fizer sua lista de tarefas a serem realizadas, tenha em mente que imprevistos podem acontecer. Nesses casos, manter no topo da lista as ações prioritárias pode ser decisivo.

Por exemplo, se a entrega de um trabalho atrasa, quais são as tarefas que não podem deixar de ser feitas de jeito nenhum? Quais são as que podem ficar pro dia seguinte? Responder a essas perguntas pode ajudar bastante.

 

Determine uma deadline

Parece incrível, mas tudo funciona melhor quando se tem uma data de entrega. Todos trabalham com mais agilidade e focados quando existe um prazo bem definido. O cérebro trabalha melhor dessa forma. Se algo fica para “um dia desses”, o trabalho simplesmente não evolui como deveria.

 

Tenha foco

Uma vez que tiver todos os pequenos passos anteriores pré-traçados, é hora de focar em colocá-los em ação. Procure manter-se produtivo, e não ocupado. Há uma grande diferença, embora sutil, entre os dois conceitos.

Ser produtivo é ver que ao fim do dia que você fez tudo (ou quase tudo) o que se propôs a fazer. Se manter ocupado é estar sempre fazendo coisas que não são efetivamente significativas para o seu negócio.

 

Controle seu tempo

Ter ideia de quanto tempo você gasta em cada tarefa é um passo importante para melhorar a produtividade como um todo. Sabendo isso, é mais fácil organizar os afazeres que você tem durante o dia e também mais simples de cobrar entregas do seu time.

Existem diversos aplicativos que fazem esse controle de forma facilitada, como o Tomato Timer, que utiliza a técnica “pomodoro” dividindo suas tarefas em etapas de 25 minutos. Usar a tecnologia para auxiliar no aumento de desempenho é sempre uma boa alternativa.

Se você pretende melhorar a produtividade e atingir metas, o primeiro passo é sempre ter clareza dos objetivos. Um bom gestor deve sempre focar em estratégias que melhorem a eficiência dos colaboradores, levando a empresa a realizar cada vez mais entregas em um período de tempo reduzido.

 

Utilize uma ferramenta de gestão de projeto e atividades

A tecnologia será a sua aliada para o ganho de produtividade! Pensando nisso, recomendamos o uso de uma ferramenta para organizar seus projetos e gerenciar as suas atividades do dia a dia. UmaFerramenta de Gestão de Projetos irá prover uma visão clara ao gestor sobre o que, quando e por que precisa ser feito! 

Lembrando que é muito importante avaliar a real necessidade, pois existem muitas soluções no mercado para cada perfil de empresa. Escolher uma solução que se adeque à demanda da empresa será crucial para o sucesso da implantação.


E você, tem mais dicas sobre produtividade? Deixe seu comentário abaixo e nos conte a sua opinião!