Eu poderia chover no molhado e dizer que acompanhar os dados das suas ações de marketing é importante, ou que analisá-los também é crucial. Mas esse texto é para você que já sabe de tudo isso, acha muito legal, mas não sabe como fazer e qual a importância de um dashboard.

Aqui na Next acompanhamos as métricas dos clientes de perto e nos esforçamos para que a cada dia os dados estejam mais claros para o cliente e para a equipe que trabalha no projeto, foi assim que chegamos no assunto dashboard.

Acompanhe o post e entenda como essa ferramenta pode ser estratégica e ajudar a bater suas metas.

 

O que é um dashboard?

Um dashboard é um painel que mostra métricas e indicadores importantes, que facilita a visualização das informações porque apresenta elas de forma visual e reunidas num só lugar. Desta forma fica muito mais fácil de analisar os dados e tomar decisões de forma rápida.

 

Montando o dashboard ideal

Talvez você nunca chegue no dashboard perfeito ou talvez isso leve um tempo, mas o melhor é começar de algum lugar e depois ajustar. A dica para começar é não colocar muitas informações, isso pode tornar a análise mais difícil.

Comece acompanhando algumas métricas, e vá adicionando outras conforme achar necessário. Outra dica crucial é que os dados devem ter um acompanhamento visual indicando melhora ou piora, assim você consegue identificar facilmente onde agir.

 

Google Data Studio

Existe uma infinidade de dashboards no mercado, mas se você quer começar a explorar esse tipo de ferramenta o Google Data Studio é uma boa opção, por ser gratuito e linkar com muitas ferramentas. Ou seja, você fica meio sem desculpas para não fazer um painel de acompanhamento.

De início não é uma ferramenta muito intuitiva, mas tem vários modelos de relatórios já prontos que facilitam o entendimento. Comece por um modelo de relatório para entender como funcionam as conexões e configurações.

Adotar um painel de acompanhamento é poder ter mais visibilidade dos números que precisam ser analisados, então aproveite para valorizar e compartilhar estas informações com seus colegas de trabalho e gestores.

 

É gratuito e ajuda a bater as metas, por que você ainda não usa um dashboard?

 

Agora você não tem mais desculpas para não criar o próprio dashboard e acompanhar de perto as métricas de marketing digital! E já que você está pensando em números, conheça nosso kit de planejamento estratégico.