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Conteúdo gerado pelo usuário: deixe seu público trabalhar para você

As estratégias de marketing vieram se aperfeiçoando com o passar do tempo, tendo de evoluir junto com o perfil do consumidor. Ele, que antes era considerado passivo e só recebia propaganda, hoje é um personagem ativo desse processo.

Isso porque com a variedade de produtos e serviços que foram surgindo, veio também a necessidade de cada empresa diferenciar sua voz, fazendo com que se tornassem essenciais novas maneiras de atrair e se relacionar com essa audiência. Que se informa constantemente, sabendo perfeitamente qual empresa cumprirá com suas expectativas.

Por isso, valorizar o que esse comprador tem a dizer é primordial para qualquer negócio que deseja ter sucesso, independente da área na qual atua. E uma dar formas mais simples e eficazes de fazer isso é incentivando-os a falar com você. Ao estimular o conteúdo gerado pelo usuário, você confere um espaço para seu público expor sua opinião, estreita seu relacionamento, além de ter uma fonte inesgotável de conteúdo. E o melhor: deixa seu público trabalhar – gratuitamente – para você.

Quer entender um pouco melhor esse conceito e ver como utilizá-lo para ajudar o seu negócio? Só conferir o texto a seguir:

Tenha uma política de privacidade clara

O primeiro passo para poder utilizar sem medo o conteúdo gerado pelo usuário é estabelecer uma política de privacidade clara. Não importa a maneira como isso será feito: comentários, testemunhos, guest posts, reviews, fóruns – como o do Marketing de Conteúdo -, perguntas e respostas ou outras. Todas precisam dar o respaldo necessário para que o seu cliente se sinta à vontade para opinar e saiba ao certo para que suas palavras servirão.

O objetivo aqui é demonstrar preocupação com a segurança e a privacidade das informações dos usuários. Deixando claro que elas serão protegidas por padrões rígidos e apenas serão usadas para a finalidade com a qual foram coletadas.

Deixe evidente que os dados e conteúdo serão utilizados para melhorar o site e a experiência entre vocês dois. Como fornecendo informações verdadeiras para quem estiver ali pesquisando, adequar à empresa às necessidades do público, identificar os desejos e anseios do consumidor, aprimorar sua atuação e nada além.

É importante ressaltar que jamais serão divulgados os dados sobre a identificação individual nem será feita nenhum tipo de alteração no conteúdo. Mostre que aquele espaço é dele e valorize sua participação.

Forneça um espaço para comentários

Agora que você já tem uma política de privacidade clara é hora de entender qual a maneira mais adequada para você obter o conteúdo gerado pelos usuários. Isso pode ser feito através de um espaço para comentários, testemunhos, seja em guest posts, reviews, fóruns, perguntas e respostas ou qualquer forma que atenda melhor às suas pretensões. O importante é ser um espaço onde o cliente se sinta à vontade para postar suas opiniões, anseios ou sua experiência com a marca. Se possível, faça com que seja de fácil visualização. Isso ajuda os usuários a interagiram e estabelecer uma relação uns com os outros. Assim você terá uma verdadeira comunidade em torno de sua empresa, composta por pessoas que efetivamente consomem de você (seja só informação ou o seu produto/serviço propriamente dito) e, claro, se interessam pela área em que atua. Assim, as chances de ganhar divulgadores e fazer novos negócios só aumentarão.

Incentive compartilhamentos

Criar uma comunidade ao seu redor só tem vantagens. E é hora de usar isso ainda mais a seu favor. Além de dar espaço para que o público opine, é preciso incentivar também que ele compartilhe seu conteúdo. O interessante é que isso já é um comportamento natural de quem tem sua opinião postada, pois a tendência é que as pessoas se sintam valorizadas e queiram divulgar seus “15 minutos de fama”.

Projete os recursos da sua página para que permitam e incentivem novos usuários a comentar ou fornecer feedback sobre o conteúdo existente. Mas o fato é que você deve agir de forma motivacional e deixar claro que se eles realmente quiserem compartilhar o que escreveram, serão muito bem vindos! Para isso, estimule o diálogo, interaja com eles e use frases como: “isto é bacana, qual a sua opinião sobre o assunto” ou até ofereça alguma recompensa, permitindo-lhes reciclar conteúdos e partilhar links existentes para artigos interessantes, vídeos, comentários, respostas ou tudo mais que eles acharem interessante. Se sua empresa promovendo corretamente o conteúdo já gera resultado, imagine se seu público ajudar?

Realize pesquisas

Um dos grandes benefícios de utilizar a geração de conteúdo é que ele permite ter um retorno bem honesto do que a sua marca está oferecendo para os clientes. Como são eles que opinam, sem filtros nem intermediários, você terá uma posição completamente fidedigna, sabendo se sua Persona está de acordo ou não. Como se não bastasse isso, realizar pesquisas também estimula que mais pessoas cheguem até seu espaço virtual e estreitem o relacionamento com seu negócio.

Excelentes oportunidades podem vir de analisar os dados recolhidos a partir de pesquisas. Após os resultados da análise serem coletados, você pode avaliá-los, determinar tendências, e, finalmente, encontrar uma maneira de comunicar melhor com seu público. Um gráfico com os resultados pode ser interessante para ilustrar as posições e estimular ainda mais pessoas a participarem.

Recompense quem contribuir

É indispensável ter em mente que as recompensas podem ser de grande valia para atrair mais geração de conteúdo pelos usuários. Você pode montar um quadro de líderes ou conceder estrelas para aqueles consumidores mais participativos. Outra forma de valorizar esse cliente é concedendo cupons de desconto ou promoções exclusivas para quem atingir determinado número de comentários relevantes (ou pontos, se você estiver usando um sistema de gamificação. Nesse caso, ponto para você. Ba dum tss). Também é possível conceder acesso à áreas exclusivas do site, que contenham benefícios como vídeos exclusivos, informações sobre os produtos, download de material relevante e muito mais. Por fim, não dá para abrir mão de campanhas promocionais: ofereça brindes ou produtos da empresa a serem sorteados por quem deixou sua opinião.

Adotando essas atitudes inteligentes, você vai ter conteúdo beirando o infinito, disponível por um preço baixíssimo, pois é seu cliente que vai gerá-lo para você, só tendo que incentivá-lo. Como se não bastasse, você receberá opiniões completamente sinceras e que podem contribuir não só para que você melhore sua atuação, mas também para fazer com que o público se sinta ouvido e valorizado. Por isso, não perca mais tempo: crie uma área de comentários ou algo do gênero e ouça o que as pessoas têm a dizer para você.

Se tiver alguma outra dica que eu tenha esquecido, ou dúvida sobre como começar, é só comentar abaixo!

 

Breno Magalhães é Community Manager da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil e responsável por manter o Fórum do Marketing de Conteúdo.

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Erick Iucksh Santos
Profissional com 15 de experiência em Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e segmentos. Já atuou na gestão web e atendimento de grandes marcas como Tigre. É fundador e CMO da Next Idea. A disposição para conversar, tirar dúvidas e falar de estratégias digitais para resultados.
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