Usar a tecnologia a favor das vendas se tornou um fator determinante para o sucesso dos negócios. Portanto, conectar tecnologia e pessoas tem sido um caminho recompensador para diversas empresas, já que os avanços nesse setor promovem uma aproximação importante entre companhias e clientes.

Os recursos tecnológicos potencializam a geração de resultados e oferecem novas oportunidades de relacionamento com os consumidores. Neste post, você conhecerá algumas tecnologias e métodos desenvolvidos para te ajudar a alcançar seu público-alvo. Acompanhe!

Desenvolva aplicativos mobiles ou chatbots

Nos dias de hoje, praticamente todo mundo tem um smartphone. As pessoas têm utilizado seus celulares para navegar na internet, pesquisar produtos ou serviços e se comunicar por meio das redes sociais.

Por isso, quando uma empresa possui seu próprio aplicativo mobile ou um site responsivo com interface amigável para telas menores, é possível atrair um grande número de clientes que preferem usar o celular para se relacionar e fazer negócios.

Hoje, o mercado disponibiliza ainda uma opção para as companhias que não desejam ter um aplicativo próprio. Trata-se do chatbot, um software de respostas automáticas criado para o serviço de atendimento ao cliente.

Ele funciona por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp ou o Messenger. Assim, o cliente acessa uma conversa com a empresa e é atendido pelo robot, podendo solicitar serviços, pedir informações e até efetuar pagamentos.

Coloque em prática o engajamento social

As redes sociais são canais incríveis de relacionamento com o cliente, sendo possível fidelizá-los a partir de uma abordagem apropriada.

Para tanto, é aconselhável seguir seus seguidores e participar de discussões relacionadas com seu nicho de atuação. Também é uma boa prática ler o que seus clientes postam, a fim de conhecer melhor suas necessidades. Grupos com assuntos relacionados ao seu segmento de negócio podem se tornar bons laboratórios de pesquisas.

É importante também manter uma frequência saudável de postagens para não afastar o consumidor. Afinal, excesso de conteúdo pode ser tão prejudicial quanto a falta dele.

Conservar um relacionamento cordial com os clientes e ouvir suas demandas é essencial para que eles sintam-se valorizados. Agregar valor oferecendo matérias de qualidade, descontos ou itens grátis faz uma grande diferença.

Invista em uma estratégia de inbound marketing

Chega de interromper seus cliente com propagandas que passam antes de um vídeo começar no YouTube ou ainda com pop-ups gigantes na tela do notebook — é hora de fazer os clientes procurarem você! Mas como isso é possível?

Ofereça os conteúdos que seu público procura na internet e estabeleça-se como autoridade no segmento. Assim, seus potenciais clientes vão te encontrar quando estiverem pesquisando assuntos relacionados aos seus produtos ou serviços. Depois, quando chegar o momento de comprar, eles vão se lembrar da sua empresa.

Existem diversos canais para atrair o público, como blogs, landing pages, redes sociais e webinars. Conseguindo assinatura da newsletter, sua empresa poderá enviar e-mails e nutrir o potencial cliente, a fim de conduzi-lo até a venda.

Lembre-se de que uma ferramenta de CRM, a qual centraliza as informações dos consumidores, também é útil para identificar com maior precisão em qual estágio do funil de vendas cada pessoa se encontra.

Trabalhe com inbound sales

A partir das estratégias de inbound marketing, é possível identificar melhor a necessidade de cada lead e buscar um contato mais próximo e personalizado com ele.

A abordagem deve começar com a sugestão de marcar uma data para uma conversa por telefone, Hangouts ou Skype. Então, o vendedor terá condições de avaliar quais são as melhores soluções de acordo com o perfil do lead — o que, por sua vez, aumenta as chances de se fechar negócio.

Outra vantagem é que o inbound sales tem custo reduzido quando comparado às estratégias de venda a campo.

Conectar tecnologia e pessoas tem funcionado bem para muitas empresas. Quem investe em recursos digitais com o objetivo de alcançar mais clientes e aumentar o faturamento, tem conquistado resultados duradouros.

Gostou do nosso post? Você já obteve bons resultados com algum dos recursos digitais que apontamos? Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto!