Eu sou um grande fã de sistemas web e apps, vivo literalmente nas nuvens quando falamos de ferramentas digitais. Procuro ao máximo encontrar estas ferramentas para melhorar a minha rotina e a de toda a equipe Next Idea. Ao me preparar para uma das apresentações que temos aqui na agência, me veio este tema à cabeça, nunca parei para analisar quantas ferramentas online utilizo para executar o trabalho e agilizar as atividades da agência. Ao todo são mais de 20 aplicativos que uso com frequência semanal.

 

Vou listar abaixo cada um deles com breve descritivo e link para seus sites, separados por categorias. Não há jabá. 😉

Produtividade

Google Apps for Work

Não consigo mais imaginar o trabalho sem o pacote de aplicativos do Google Apps for Work. Utilizamos na Next Idea o pacote completo e a colaboratividade é excelente.

https://apps.google.com.br/

 

Inbox by Gmail

Sempre fui fã do Gmail, fiquei super empolgado quando saiu o finado Wave e curti muito quando saiu a primeira versão do Inbox. Há 2 meses passei a utilizar o Inbox e tenho prazer novamente em utilizar ferramenta de e-mails, rápido, direto, objetivo e ainda com funcionalidades que facilitam a vida. E consigo inbox zero todos os dias. :-). E antes que me esqueça o app para IOS é show também.

Conheça e use!

http://www.google.com.br/inbox/

 

Evernote

O que dizer de um aplicativo que a UVP (proposta única de valor) é Remember Everthing. Tudo que posso capturar que é interessante no meu dia a dia jogo para dentro do Evernote e depois é super fácil de encontrar. Adoro capturar nosso quadro branco depois de uma reunião de alinhamento de projetos internos. Depois que adquiri a versão premium passei a utilizar mais ainda o aplicativo, no celular e no Mac.

https://evernote.com/

 

Rescue Time

Este aplicativo permite acompanhar minha produtividade. Apresenta um dashboard com informações úteis sobre as atividades do meu dia a dia que estão tomando tempo.

https://www.rescuetime.com/

 

Automação de Marketing

RD Station

A Next Idea é parceira Gold da Resultados Digitais, que possui a melhor ferramenta de automação de marketing do Brasil. Usamos diariamente para acompanhamento de métricas e resultados de nossos clientes. Ela é fundamental na aplicação das estratégias que desenhamos.

http://www.rdstation.com.br/

 

Vendas

Pipedrive

Extremamente útil para acompanhamento do funil de vendas. Com ele conseguimos acompanhar todas as oportunidades da agência e ainda de quebra obter relatórios e estatísticas do nosso desempenho, melhorando os índices a cada novo negócio. Permite integrar ao RD Station, o que nos dá acesso ao ROI das ações de marketing.

https://www.pipedrive.com

 

Mailtrack.io

Ferramenta para rastrear os e-mails enviados. Com esta ferramenta consigo saber quem abriu e clicou nos e-mails, permitindo tomar ações de acordo com as informações de recebimento do destinatário.

https://mailtrack.io/pt/

 

Gestão de objetivos
Perdoo

Este aplicativo talvez você não conheça. Decidimos utilizar aqui na Next Idea a metodologia de OKR (saiba na Endeavor) e até cabe outro post somente sobre isto. O Perdoo é um aplicativo fantástico para alinhamento e acompanhamento das OKR’s, utilizamos integrado ao Slack o que permite dar alinhamento, transparência e promover o engamento de toda a nossa equipe. Gosto também da UVP deles: Building Tomorrow’s Workplaces. Acredito que é o que estamos fazendo na Next Idea.

https://www.perdoo.com/

 

Produção da Agência

Teamwork

Quando falamos em ferramentas para gestão de projetos nos deparamos com uma infinidade de opções. Confesso que este é um tipo de aplicativo que vivo testando e trocando ideias com outras pessoas do meu segmento para saber como utilizam com suas equipes. Na Next Idea já utilizamos o Wrike e há um ano e meio migramos para o Teamwork. Nele, hoje conseguimos executar todos os projetos de forma colaborativa e prática. Além disso, obtemos indicadores importantes de desempenho da equipe e do projeto.

https://www.teamwork.com/

 

Rock Content

Somos parceiros desta turma que manda super bem na produção de conteúdos. A Rock Content possui uma plataforma digital que está evoluindo muito rapidamente e que permite acompanhar todo o processo de produção de conteúdo da agência e dos clientes. Destaque para a agilidade e processos que a plataforma + serviço possuem. Além de fã da startup, sou garoto propagando da parceria. 🙂

https://rockcontent.com/case/next-ideia-sofit/

SlickPlan

Adoro este app para planejamento de websites. Permite criar um sitemap dinâmico além de organizar toda documentação necessária para o desenvolvimento.

https://slickplan.com/

 

Pingdom

Esta ferramenta permite monitorar o desempenho e disponibilidade dos websites que gerenciamos. Eles alertam o responsável por e-mails, sms e via push do app. Gosto da ferramenta que permite testar a velocidade do website.
https://tools.pingdom.com/

 

Hotjar

Na Next Idea utilizamos o Hotjar para analisar o usuário nos projetos dos nossos clientes. Utilizamos principalmente as funcionalidades de mapa do calor e de vídeos da navegação dos usuários, permitindo fazer correções e melhorias nas aplicações.

https://www.hotjar.com/

Invision

Design é algo que por si só já envolve gostos diferentes. Quando temos um projeto web e há diversas pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento e de aprovação, precisamos deixar mais prática e colaborativa a forma dos participantes enviarem as suas sugestões de melhorias. Utilizando o Invision, conseguimos em vários projetos esta colaboração, além de melhorar o projeto e diminuir o número de “refação” para a aprovação final. Ele também permite prototipar melhor a aplicação e permitir a navegação, antes do desenvolvimento.

https://invisionapp.com/

Comunicação

Slack

Utilizamos muito aqui na agência e é uma ferramenta que ajudou muito na comunicação interna. Criamos os canais e integramos alguns com ferramentas que precisamos comunicar a toda equipe, como por exemplo o Perdoo. Criamos canais para projetos que estão ocorrendo, como a nossa participação no RD Summit 2016. Um canal interessante é o #grito, onde compartilhamos os conteúdos da agência que a equipe pode replicar nas redes socais.

Confesso que há muito mais boas práticas nesta ferramenta que ainda não usamos.

https://slack.com/

 

Skype

O bom (nem sempre) e velho Skype. Ainda é a principal ferramenta de videoconferência. Gosto muito do Hangout do Google, porém ainda não é muito conhecido de todos os profissionais com quem tenho relacionamento. Geralmente é mais fácil para pessoa passar o username do skype.

https://www.skype.com/pt-br/

 

Finanças

QuickBooks Zeropaper

Assim como temos aqui ferramentas de gestão de projetos, desenvolvimento, planejamento, comunicação, entre outros, não poderia faltar alguma para auxiliar na parte financeira da agência. Usamos o QuickBooks Zeropaper, totalmente online e com aplicativo para IOS. Permite de qualquer lugar consultar as questões financeiras do negócio, como: relatórios de fluxo de caixa, faturamento, despesas etc. Esta é uma das ferramentas que usamos desde o início do negócio e não mudamos por que migrar muitas vezes dá trabalho. Temos estudado a migração para outras ferramentas que permitem emitir nota fiscal e um número maior de relatórios e controle como o Contaazul.com.

https://www.quickbooks.com.br/

 

Automação de Processos

Zapier

Com o uso de diversas ferramentas, o Zapier é essencial para integrar elas e permitir ações de forma automática, nos ajudando a melhorar a produtividade. Um exemplo é quando temos uma oportunidade Won no Pipedrive, aí usamos o Zapier para integrar com o Teamwork para que seja aberto um novo projeto. Da mesma forma, como é possível ao adicionar novos contatos no Pipedrive colocá-los automaticamente no RD Station. Existem diversas outras possibilidades que o Zapier permite integrando duas API’s.

https://zapier.com

 

Pipefy

O Pipefy ainda está na versão Beta, é uma startup lá da minha terra, Curitiba, e estão sendo investidos por caras da Redpoint eVentures. Este aplicativo permite gerenciar processos e fluxos de trabalho de forma prática. Tenho testado alguns pipes para verificar a aplicação em processos aqui na agência. Vale a pena dar uma olhada neste app. Inclusive há alguns templates que você pode baixar e testar.

http://www.pipefy.com/pt-br/

 

Novidades

Product Hunt

Como escrevi lá no início do post, sou fã dos aplicativos e acompanho o que há de novidade no mundo através do https://www.producthunt.com/ que também possui um iOS app. Recebo os alertas por e-mail diariamente e acompanho no app às vezes.

 

Social

Apps sociais

Acesso o Linkedin diariamente, para consumir conteúdo e fazer networking. Procuro adicionar ao menos uma pessoa por dia, além dos convites que recebo. Facebook é padrão, está bem misturado lá, trabalho e pessoal, tenho buscado diminuir o acesso pois é uma rede que toma muito tempo com assuntos diversos. A plataforma business.facebook.com tem evoluído muito e lá acompanho o andamento de ações de mídia e das fan pages. Adoro postar fotos de comida no Instagram, pois todos no dia seguinte ficam se convidando para o próximo jantar :-). Twitter tenho utilizado com pouca intensidade, mais para saber o que está acontecendo no momento. E o snaptchat uso para falar com a Sara que trabalha comigo, aprendi a usar depois de uma aula dela, foi meu primeiro baque com relação à minha idade para o digital. 🙂

 

Em todas as redes sociais procura usar sempre a versão em aplicativo.

 

Aproveitando, compartilho minhas redes caso você tenha chegado até aqui no artigo e queira manter contato comigo, compartilhar algo, tirar uma dúvida… 😉

 

https://br.linkedin.com/in/erickiucksh

https://www.facebook.com/erickiucksh

http://twitter.com/erickiucksh

https://www.instagram.com/erickiucksh/

Snaptchat: erickjoi

 

A ideia principal deste post foi comentar os mais importantes aplicativos que utilizo no dia a dia de trabalho, espero que te ajude a descobrir novos e novas maneiras de utilizar os conhecidos. Fique à vontade para comentar com apps que você conhece e utiliza, com certeza irei testar e ver a aplicabilidade. Se gostou, curta e compartilhe!