Uma equipe de marketing capacitada é fundamental para o sucesso de uma empresa. Estando preparada e engajada com os objetivos do negócio, a equipe aumenta a produtividade, cria novas soluções, potencializa o atendimento ao cliente­­­­­­­ e, é claro, gera mais lucros.

Para que a equipe cresça profissionalmente e torne-se uma aliada na sustentabilidade da organização, é muito importante investir na qualificação dos colaboradores do setor de marketing.

Por meio da capacitação, o colaborador da equipe de marketing adquire melhores condições de ação, de conhecimento sobre as prioridades da empresa e do setor. Ele também  poderá capacitar outras pessoas, tornando-se um multiplicador de conhecimento dentro da companhia.

No post de hoje, separamos 9 dicas para mostrar a você como qualificar sua equipe de marketing e melhorar os resultados da empresa. Acompanhe!

1. Invista em treinamentos voltados para a área de marketing

Para capacitar, é preciso treinar. O investimento em capacitações focados na área de marketing vai proporcionar à equipe um leque grande de conhecimento.

Uma empresa bem administrada do ponto de visto de mercado traz lucros maiores, portanto, não economize na hora de escolher os treinamentos. Lembre-se de que uma boa equipe de marketing pode contribuir para uma empresa mais produtiva.

2. Incentive a educação em marketing

Esteja ciente de que o aprendizado precisa ser algo contínuo, ainda mais em segmentos de mercados onde a tecnologia e a dinâmica do negócio mudam rápido.

Uma organização que investe em educação de forma contínua possui colaboradores qualificados e capazes de assumir funções mais qualificadas, aumentando o nível de satisfação do público interno e externo.

Portanto, organize cursos de reciclagem e eventos profissionais que incentivem a equipe de marketing a buscar novas competências continuamente.

3. Aposte no trabalho em equipe

Uma boa equipe de marketing sabe que trabalho em conjunto é fundamental para o crescimento de toda empresa. Na qualificação dos colaboradores de marketing, mostre que a empresa valoriza a equipe e não apenas um funcionário. Se a equipe se desenvolve, todos avançam.

Dê oportunidades para que a equipe ofereça soluções em grupo. Isso vai ajudá-los a trabalhar em conjunto e, portanto, fortalecer a identidade de grupo da empresa.

O foco das equipes deve estar em resolver desafios com agilidade, apresentando a eficiência que a organização precisa, servindo de modelo para outros setores da empresa.

4. Incentive e valorize a equipe de marketing

O incentivo é importante e todo colaborador que atua numa equipe de marketing deseja ser reconhecido e recompensado, assim como nas demais áreas da empresa. Neste sentido, é recomendada a criação de uma política de incentivo e valorização que possa atuar como estímulo para a equipe de marketing.

Aqui, não se trata apenas de recompensas financeiras, que, apesar de importantes, não são as únicas esperadas pela equipe. Incentivos como plano de carreira, bonificação, auxílio acadêmico e outros são esperados pelos colaboradores e precisam estar no planejamento da empresa.

5. Valorize ideias criativas e inovadoras

Uma das mais importantes atribuições do setor de marketing é conseguir pensar em soluções inovadoras. Além dos trabalhos bem executados, o pensamento inovador precisa ser reconhecido e valorizado para aumentar os resultados, já que é justamente esse tipo de pensamento que vai fazer com que sua empresa se destaque perante a concorrência.

Uma ótima ideia é criar prêmios internos para a valorização dessas ideias, prestigiando o grupo vencedor e criando um clima de competição amigável que incentivará os colaboradores a se dedicar ainda mais.

6. Aposte em bibliotecas online

Incentive o interesse da equipe por atualizações que possam gerar novas soluções para a sua empresa e, consequentemente, gerar mais resultados.

Muitas soluções para a otimização do setor de marketing podem ser encontradas na internet. Com as novas formas de se pensar marketing e o surgimento de ferramentas de automação, mídias sociais e marketing de conteúdo, por exemplo, as atualizações estão muito dinâmicas e a reciclagem sobre estes conteúdos deve ser constante.

Apesar de existirem bons livros físicos sobre o assunto, eles tendem a ficar desatualizados mais rapidamente, por isso a sugestão de apostar em bibliotecas digitais.

7. Invista em workshops para formar equipes mais preparadas

Nos workshops, a equipe de marketing aprende enquanto produz e, neste aprendizado, exercita várias habilidades, inclusive a inteligência emocional, a interpessoal e a lógica.

O que diferencia os workshops é que, nestes cursos de curta duração, o instrutor age especialmente no interesse de tirar o colaborador do seu lugar de comodidade para que ele instigue, provoque e questione. Como consequência, os participantes saem dos treinamentos motivados a inovar.

Além disso, dentre as vantagens de se promover estas oficinas, está: a possibilidade de fazer network, estabelecer novos contatos, analisar tendências de mercado e trocar experiências que enriqueçam o trabalho de marketing como um todo.

8. Incentive a troca de experiência entre os colaboradores

A troca de experiências também deve ser incentivada no próprio ambiente de trabalho, entre os colaboradores da empresa.

Experiências de empregos anteriores, indicação de livros e artigos, troca de conhecimento acadêmico e prático: tudo isso contribui para a formação de uma equipe de marketing mais qualificada e integrada.

9. Saiba que treinamentos online são tendência

Para as empresas que precisam capacitar constantemente sua equipe de marketing, os treinamentos online mostram-se uma importante ferramenta, pois ajudam na redução dos custos de viagens e garantem maior rapidez no processo de treinamento.

Existe toda uma metodologia de aprendizagem a ser desenvolvida para que a aquisição de conhecimento através de treinamentos online se reflita na qualificação da equipe de marketing. Cursos online devem ser interativos, navegáveis, atrativos, possuir conteúdo relevante, registro de evolução para gerenciamento da aprendizagem e retornos à equipe.

No geral, estas 9 dicas são excelentes soluções para manter a equipe sintonizada com as novidades do mercado. Finalmente, como gestor, lembre-se de dar o exemplo, pois a coerência entre discurso e a prática deve prevalecer para que a equipe se sinta inspirada e motivada.

Este conteúdo sobre como qualificar sua equipe de marketing e melhorar os resultados da empresa foi útil para você? Para acompanhar mais dicas como essa, siga-nos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+!