O uso de smartphones e tablets como primeiras ferramentas de acesso à internet já superou a opção pelo uso de desktops e notebooks, o que claramente comprova que é preciso contar com um site mobile devidamente preparado para atender a essa demanda. Caso contrário, corre-se o risco de perder uma grande quantidade de tráfego e muitos fechamentos de negócios. Mas também não basta simplesmente ter um site mobile, viu? Fazer a otimização dele é tão importante quanto criá-lo, já que a maioria dos consumidores on-line é propenso a deixar sua marca para trás se tiver uma má experiência nesse ambiente. Mas como fazer essa otimização para não perder os visitantes e as conversões? Confira agora mesmo neste post:

Leveza no carregamento das páginas

Você se lembra que, até algum tempo atrás, sites em flash eram moda? Mas esse tipo de recurso sempre fez com que o tempo de carregamento das páginas fosse muito maior, assim como a possibilidade de travamento, já que era preciso uma conexão de internet muito boa para dar conta das animações — situação difícil de se encontrar no universo mobile brasileiro. Dessa forma, a solução é investir no flat design, ou seja, em layouts limpos, com poucos recursos e bem estruturados, que deem prioridade aos espaços em branco e às mensagens significativas, excluindo tudo o que é supérfluo e mantendo, assim, seu visitante conectado por mais tempo.

Relevância das URLs

As URLs também fazem parte da otimização de um site, podendo ser muito mais assertivas — como m.site.com.br/blog. Dessa forma, além de economizar espaço, tempo e esforços, você chama a atenção dos mecanismos de busca pela palavra-chave alocada na URL, aumentando a atratividade do seu site mobile nos resultados de busca orgânica.

Seleção das ofertas no acesso

Quem tem um e-commerce, por exemplo, pode otimizar a versão mobile reduzindo a quantidade de ofertas na primeira página. Assim, em vez de oferecer vários produtos de uma vez só, que tal colocar em evidência aqueles que você sabe que têm mais saída ou aqueles que você quer lançar no mercado no momento? Se seu negócio é de serviços, dar destaque a um plano específico ou fazer o comparativo entre duas ou três opções também é uma forma de fazer a otimização de seu site mobile e aumentar as conversões, já que assim você reduz o leque de opções para consideração.

Adoção de uma ferramenta de busca inteligente

Já que no site mobile tem pouco espaço para divulgar soluções, é preciso contar com uma ferramenta de busca inteligente em destaque e de fácil acesso logo na primeira tela do usuário. Assim, se ele já sabe o que procura, fica muito mais fácil digitar uma palavra-chave do que ficar rolando a tela indefinidamente até encontrar o que quer.

Aproveite o poder da geolocalização

Como muitos dos consumidores buscam por produtos e serviços na região onde se encontram, a geolocalização acaba sendo uma grande aliada na otimização de seu site para o mobile. Assim, se o usuário está com o GPS ligado, sua empresa é identificada com muito mais facilidade, podendo aumentar o número de conversões só por aparecer no mapa, atraindo os clientes para sua loja física.

Distância de apenas um clique

Se você vende pela internet, sabe que o e-commerce é um dos mercados que possui maior acesso por dispositivos mobile. Sendo assim, invista em um check-out rápido e ágil, de preferência com a opção de se comprar com apenas 1 clique. Assim, o consumidor ganha tempo e você não perde a venda, pois não dá espaço para o cliente reconsiderar a compra.

Otimização do conteúdo

O conteúdo que você compartilha no seu site também deve ser otimizado para o ambiente mobile, já que as pessoas buscam informações rápidas e claras nesses dispositivos. Dessa forma, em vez de criar um post de 500 palavras, que tal condensar uma informação em 150 palavras, poupando o tempo de seus visitantes? Dessa forma, você continua sendo relevante com o conteúdo e ainda atrai pela assertividade!

Agora que você já sabe muito sobre a otimização de sites para o universo mobile, aproveite para aprender como otimizar seu website para aumentar a conversão! E continue acompanhando nosso blog para ter muitas outras ideias para alavancar seus negócios!