Você sabia que cerca de 58% das empresas brasileiras utilizam estratégias de Inbound Marketing atualmente? Esse número não é nenhuma surpresa quando pensamos que esse tipo de marketing tem um custo de aquisição de leads 47% menor do que o marketing tradicional.

Porém, como se trata de um modelo de marketing ainda muito novo, muitas empresas não o colocam em prática da maneira correta — o que acaba não gerando bons resultados.

Isso significa que o Inbound Marketing não serve ou só é útil para alguns? A resposta é não!

O Inbound Marketing é uma ferramenta útil para todos os segmentos de negócio, mas deve ser bem otimizado para gerar os resultados esperados.

Quer saber como? Então continue lendo esse artigo para conhecer mais sobre esse assunto!

O que compõe as estratégias de Inbound Marketing

Para obter melhores resultados com estratégias de Inbound Marketing, precisamos conhecê-las — só assim saberemos o que fazer ou não.

As estratégias de Inbound Marketing atualmente são compostas por vários elementos. Algumas empresas preferem apostar mais em vídeos, enquanto outras focam em artigos nos blogs. Existem aquelas que investem em e-books e webinars, enquanto outras investem mais em e-mail marketing ou utilizam outros meios.

A verdade, porém, é que todos esses elementos se encaixam em 4 grandes fases do Inbound Marketing, que funcionam como uma espécie de esqueleto desse tipo de estratégia.

Confira quais são:

Atração

É a primeira fase do Inbound Marketing e consiste na produção de conteúdo relevante para atrair os consumidores até a empresa.

Conversão

É a segunda fase de uma estratégia de Inbound Marketing, e seu objetivo é converter os visitantes em leads.

Nutrição

Essa terceira fase do Inbound Marketing tem como objetivo nutrir, educar e qualificar os leads para torná-los melhores e mais suscetíveis a fecharem uma compra no fim da estratégia.

Análise

A última fase de uma estratégia de Inbound Marketing irá analisar todos os resultados obtidos na execução da campanha e elaborar hipóteses e insights para otimização de estratégias mais eficientes.

O que pode estar errado em suas estratégias de Inbound Marketing

Agora que entendemos o que é Inbound Marketing, vamos tentar analisar o que pode estar errado em suas estratégias e descobrir por que, propriamente, elas não estão funcionando.

Confira abaixo, alguns dos erros mais comuns do Inbound Marketing:

Não planejar corretamente

O planejamento de uma estratégia completa de Inbound Marketing deve ser focado em metas e objetivos palpáveis, ou a empresa ficará sem saber que caminho seguir e, por consequência, sem obter o sucesso esperado.

Não dar tempo ao tempo

O Inbound Marketing costuma levar algum tempo para começar a funcionar. Não é necessário esperar dois, três anos, mas pelo menos alguns meses são exigidos para sentir os resultados.

Não ter uma equipe capacitada

Nem todos os profissionais de marketing estão capacitados para executar uma estratégia de Inbound Marketing. Procure contratar especialistas, uma agência terceirizada ou treinar seus colaboradores para essa missão.

A análise de dados não é bem-feita ou seguida

O passo mais importante de uma estratégia de marketing é a análise de dados. Se esse passo for negligenciado e a empresa não utilizar as métricas necessárias para acompanhar o desenvolvimento das suas campanhas, dificilmente saberá quais resultados suas estratégias de Inbound Marketing estão trazendo para a empresa.

Como otimizar suas estratégias de Inbound Marketing

Analisamos o formato das estratégias de Inbound Marketing e também os principais erros que podem sabotá-las. Agora veja o que deve ser feito para otimizar melhor essas estratégias, consertar os erros e obter sucesso em suas campanhas:

• estabeleça metas de curto, médio e longo prazos;
• estude as melhores palavras-chave para o seu segmento e suas personas;
• invista na formação dos seus colaboradores;
• analise o que a sua concorrência anda fazendo;
• otimize melhor o seu funil de vendas;
• ofereça conteúdos relevantes para suas personas.

Agora ficará mais fácil compreender como as estratégias de Inbound Marketing, quando bem realizadas, são essenciais para estreitar o relacionamento da sua empresa com seus clientes, gerando assim, melhores resultados.

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