Para a perfeita integração entre o time de vendas e marketing em um processo de inbound marketing, temos o smarketing. Quantos “marketing”, né? Mas não se assuste. Trata-se  da união entre a palavra sales (vendas, em inglês) e marketing, e consiste em uma técnica que defende o trabalho conjunto do time de marketing e da equipe de vendas, sendo que a ideia é aproximar e alinhar esses dois setores para identificar e atrair novos clientes, tudo com o objetivo de fechar mais negócios.

Quando distanciados e sem harmonia, em vez de ajudarem no crescimento da empresa, esses departamentos acabam trazendo reflexos negativos para o negócio. Quer saber mais sobre o smarketing e como ele pode garantir melhorias na receita do seu empreendimento? Então leia as dicas a seguir:

Como implementar o smarketing?

Existem duas chaves para a implementação do smarketing na sua empresa: a definição correta dos seus objetivos e a eficiência da sua comunicação. Em outras palavras, as metas das equipes de vendas e de marketing devem ser traçadas de forma extremamente clara, com base na receita do negócio. Além disso, é preciso incentivar e manter um canal de comunicação aberto e transparente entre esses dois setores.

É importante que ambos os departamentos compreendam, juntos, como identificar o perfil do cliente ideal do seu negócio e quando uma pessoa está realmente pronta para consumir seus produtos ou serviços. Com as equipes trabalhando em sintonia, os profissionais de marketing poderão criar conteúdos segmentados e demais ações para a atração dosleads  enquanto o time de vendas poderá fazer o follow up adequado daquelas personas, sempre de olho no planejamento de inbound marketing estabelecido.

Ainda em relação à comunicação, vale ressaltar que é essencial realizar reuniões periódicas — sejam elas semanais ou mensais — com todos os membros do setor. Assim é possível definir os alinhamentos, as tarefas e os planos, além de também ser o momento ideal para avaliar aquelas estratégias que estão dando certo e aquelas que precisam, por um motivo ou por outro, ser melhoradas.

O que é closed-loop reporting?

Na comunicação entre essas duas equipes, é preciso existir uma troca de informações que efetivamente melhore o desempenho de ambas. O closed-loop reporting é a prática em que o time de vendas indica para seus colegas do marketing qual foi o resultado das ações em cima dos leads gerados.

Dessa forma, os profissionais de marketing, ao receberem o relatório, poderão saber quais foram os leads com melhores e piores resultados e usar esses dados para buscar clientes em potencial. Eis uma forma eficiente de realizar feedback construtivo, que ajude com resultados positivos, como o aumento de conversões.

O que é service level agreement (SLA)?

Outra prática interessante é o desenvolvimento de acordos entre as equipes de vendas e de marketing. O service level agreement — ou acordo de nível de serviço, em português — cria um compromisso de benefício mútuo entre os dois setores. Assim, enquanto um se compromete a gerar uma determinada quantia de leads, o outro terá que contatá-los frequentemente, alinhando os objetivos para ajudar a aumentar o númerode negócios fechados.

Agora que você já sabe do que se trata o smarketing, comente aqui e nos conte se sua empresa já usa alguma dessas técnicas! Não se esqueça de compartilhar conosco, em nosso campo de comentários, quais são as suas impressões sobre essa experiência! E aproveite para ver este post com dicas para gerar leads a partir de e-books e whitepapers!