A sua empresa está enfrentando dificuldade em atrair e reter leads qualificados? Saiba que o Marketing de Conteúdo é uma excelente ferramenta do Inbound Marketing para solucionar esse problema e ainda aumentar o poder de conversão e de fidelização de clientes da sua empresa!

Ficou curioso? Se você ainda não está muito certo sobre o potencial dessa valiosa estratégia de marketing digital ou quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o nosso post!

 

Como usar o Marketing de Conteúdo a favor da sua empresa

1. Planeje e defina objetivos

O Marketing de Conteúdo, assim como toda estratégia de marketing, precisa de um planejamento bem definido e alinhado às metas da empresa. Por isso, antes de mais nada é muito importante definir quais os objetivos que o Marketing de Conteúdo precisa alcançar e traçar um planejamento a longo prazo.

Defina itens como número de leads que precisam ser gerados com essas ações, a frequência de publicações, a taxa de crescimento de visitas ao blog da sua empresa, entre outros. Apenas com essas metas você conseguirá analisar e mensurar o impacto que essa estratégia está gerando para o negócio.

2. Conheça seu público para criar conteúdo relevante

O grande objetivo do Marketing de Conteúdo é gerar conteúdo altamente relevante e exclusivo para que as pessoas sejam atraídas para a sua empresa. No entanto, isso jamais acontecerá se você não conhecer a fundo quem são essas pessoas.

Traçar um perfil apurado do seu público-alvo e entender suas necessidades e anseios é fundamental em uma estratégia matadora de Marketing de Conteúdo. Dessa forma, é possível desenvolver materiais que ajudem o seu público a resolver problemas e atrair leads altamente qualificados para a sua empresa.

3. Mensure a todo momento

De nada adianta definir os KPIs e planejar uma ótima estratégia de Marketing de Conteúdo se você não acompanhar os resultados que essa iniciativa começa a gerar para a sua empresa. Além de ser convencido, na prática, de que essa é uma ação fundamental para aumentar a taxa de conversão dos seus produtos e serviços, a mensuração vai te ajudar a adequar as ações e direcionar os esforços para o que realmente dá certo. Ou seja, além de conquistar leads altamente qualificados, é possível otimizar os investimentos em marketing e em captação de novos clientes com o Marketing de Conteúdo!

Por que investir em Marketing de Conteúdo

1. Mais engajamento

Com o Marketing de Conteúdo é possível se relacionar com os leads e clientes em todos os estágios do funil de vendas, diminuindo as chances de eles serem impactados pelos concorrentes ou desistirem da compra no meio do caminho.

Além disso, o processo de nutrir os leads com conteúdos relevantes e exclusivos cria um engajamento que você dificilmente conseguirá conquistar com as práticas tradicionais de marketing e vendas. Quando você ajuda as pessoas a resolverem seus problemas, elas passam a enxergar a sua empresa como especialista no assunto, e criam o hábito de recorrer a você sempre que necessário.

2. Maiores taxas de conversão

Se você mantém esse relacionamento próximo com os leads e clientes e eles consideram a sua empresa como uma fonte confiável de informações, sempre que sentirem a necessidade de compra, pode apostar que eles se lembrarão dos seus produtos e serviços! Ou seja, a sua empresa passa a vender muito mais sem precisar, necessariamente, investir em uma equipe robusta de vendas ou diversas ações de marketing.

3. Aumento da retenção de clientes

Todo mundo sabe que clientes satisfeitos são mais lucrativos do que novos clientes, uma vez que costumam consumir um ticket médio muito maior. Quando você trabalha o Marketing de Conteúdo e faz a nutrição de seus leads e clientes, é instaurada uma cultura de relacionamento de qualidade e confiança. Consequentemente, os seus clientes recorrem à sua empresa com mais frequência e a tendência é que o ticket médio aumente naturalmente, gerando mais lucro com um custo menor.