Sua empresa já começou a trabalhar com Marketing de Conteúdo, mas ainda não encontrou o caminho para conquistar os resultados esperados? Pode ser que você esteja cometendo alguns erros.

Mas, calma! Nem tudo está perdido. É normal passar por alguns deslizes, até porque o Marketing de Conteúdo ainda se encontra em um estágio relativamente imaturo no país.

Neste post, em vez de dar destaque ao que fazer, vamos mostrar o que não deve ser feito. Abordaremos os 10 maiores erros em Marketing de Conteúdo.

Confira como essa lista pode ser um alerta para sua empresa, caso você esteja incorrendo em algum desses itens. Vai perder?

1. Criar apenas conteúdo sobre a empresa

A verdade pode até soar cruel, mas sua audiência não está querendo saber sobre a sua empresa, mas sim sobre como resolver os problemas dela. E o que isso significa? Que definitivamente, não funciona gerar conteúdo apenas sobre as vantagens do seu produto ou serviço.

Em um estágio mais avançado em que o Lead está na fase de decisão de compra e já conhece a sua empresa, isso até pode acontecer. Mas o foco dos conteúdos, principalmente no começo do relacionamento, devem ser nos problemas do seu público e nos benefícios que o seu negócio entrega.

2. Focar no uso de ferramentas e não em metas

Antes de começar a trabalhar com Marketing de Conteúdo, é essencial planejar-se em relação ao retorno que se espera com essa estratégia. O desafio é mensurar os números de maneira constante e consistente.

Não basta simplesmente criar um perfil no Instagram ou Facebook. Todo mundo está nessas redes sociais e isso não representa nenhum diferencial. Mas, quando você pensa em metas concretas, a situação muda.

Quantos Leads você pretende gerar por meio das redes sociais? Quantas vendas você busca fazer por meio da pesquisa orgânica? Quanto de faturamento e lucro pretende atingir?

Pense: se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve, inclusive lugar nenhum.

3. Não usar Calls-to-Action

O Call-to-Action (CTA) é uma chamada que leva o usuário a realizar algum tipo de ação. Pense assim: “o que eu quero que o usuário ou Lead faça, após consumir meus conteúdos?” Nunca o deixe sem ação, pois assim ele vai sair do seu site e o relacionamento com seu negócio será interrompido.

O CTA pode estimular a pessoa a fazer um simples comentário, o download de um eBook, se inscrever em um webinar ou encorajar para uma compra.

O objetivo é fazer com que o usuário vá para o próximo estágio do seu funil de vendas.

4. Focar em apenas um canal

A estratégia de Marketing de Conteúdo nunca pode se concentrar em um único canal, como o Facebook ou o Email Marketing. O foco deve estar em resolver os problemas dos clientes, ou seja, a sua empresa deve estar onde o consumidor estiver.

Se você ficar dependente de um único canal, poderá ser prejudicado caso, algum dia, esse canal caia de rendimento.

5. Não ter uma pessoa responsável pelo conteúdo

Quando a sua empresa começar a implementar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é essencial que haja uma pessoa responsável. Isso vai garantir que o trabalho seja desenvolvido de maneira profissional e também, que as entregas aconteçam.

Mesmo que você terceirize a operação, não esqueça de que alguém da sua empresa precisará aprovar estes conteúdos.

6. Esquecer da jornada de compra

Todo conteúdo produzido deve estar alinhado à jornada de compra do consumidor. Esquecer-se desse item pode atrapalhar toda estratégia da empresa na Internet. A jornada é o modelo que define em qual estágio do processo de compra o consumidor se encontra. Tal conceito atua em quatro estágios:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra.

7. Não pensar como uma ferramenta de busca

Muito do tráfego do seu site ou blog vem, provavelmente, das ferramentas de busca. A empresa precisa ser empática e sempre colocar-se no lugar da sua persona. Portanto, é fundamental pensar nela no momento de criar algum tipo de conteúdo.

Fazer pesquisas de palavras-chave e trabalhar com foco em SEO (Search Engine Optimization) ajudará a otimizar e aumentar o acesso ao seu site, além de ser essencial para melhorar o posicionamento nas ferramentas de buscas, como o Google.

8. Ser inconsistente nas publicações e nas campanhas

Se um cliente sabe que sua empresa publica um texto toda segunda-feira, mas chega na sua página e vê que ela não foi atualizada, fica chato, não?

Ser consistente nas suas campanhas e nas suas postagens de blogs e redes sociais é essencial para uma estratégia de sucesso.

A frequência é mais importante do que o volume!

9. Pensar que o resultado é imediato

Em Marketing Digital e em Marketing de Conteúdo, não existe resultado da noite para o dia.

Mas também, existe o lado bom disso: quando os resultados começam a aparecer, a tendência é que eles continuem por um bom tempo.  E você deve estar pensando: mas em quanto tempo o Marketing de Conteúdo começa a dar resultados?

Não existe uma resposta exata. O resultado existe e, para que ele aconteça, é preciso criar conteúdos de qualidade e de forma consistente.

A princípio, você crescerá devagar, quase que a conta-gotas, mas, com o tempo, começará a ver os grandes benefícios do Marketing de Conteúdo.

10. Analisar métricas de vaidade

Métricas de vaidade são todas aquelas que não contribuem para que você tome decisões de negócios mais acertadas.

Algumas têm o seu devido valor, claro, mas você não deve enganar-se quanto a isso. Likes, cliques e compartilhamentos são exemplos de métricas de vaidade e definitivamente, não pagam contas.

O importante é ter em mente quantos Leads foram gerados e, a partir desse número,  identificar quantas vendas foram realizadas. O número de seguidores nas redes sociais pode servir apenas para inflar o ego e pode não fazer muita diferença nos resultados da empresa.

Agora que você chegou ao final deste post, pode concluir se está cometendo algum — ou alguns — desses erros na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Se sim, não se preocupe. O mais importante é que agora você tem consciência disso e, portanto, pode parar com esses deslizes imediatamente. Isso é uma ótima notícia, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo? Como têm sido suas experiências? Conte para a gente.