Quando o tema é mensuração de Retorno sobre Investimento (ROI) em Mídias Sociais, a discussão se estende a níveis que avançam por vários modelos propostos, mas que em comum resultam na avaliação final de conversão de vendas pelo canal que oportunizou a captação, neste caso a própria mídia social.

Porém, quando é feita uma análise sobre a óptica não apenas do resultado gerado na venda, que sim é importante, mas sobre todos os benefícios que a adoção de um processo estruturado de mídias sociais oferece, elencamos vários outros ganhos.Neste contexto de análise, podemos dizer que ROI não é apenas uma relação de vendas x custos mas sim de benefícios x custos.

Esses benefícios devem ser tangíveis e mensuráveis para devida comprovação do retorno sobre investimento. Podemos, a grosso modo, estabelecer 5 benefícios diretos, cada qual com KPI’s (Indicadores Chaves de Desempenho) que devem ter metas estabelecidas. Indicamos alguns.

Avalie qual melhor se aplica ao seu negócio:

1) Aumentar a Receita

Proporcionado pela geração de leads, conversão, retenção de clientes, ticket médio, recompra, etc.;

2) Reduzir Custos

Avaliado pela minimização de investimentos em publicidade, produção de conteúdo (texto, imagens ou vídeos), recursos humanos, pesquisa de marketing, desenvolvimento de produtos, alcance, dentre outros;

3) Melhorar a Satisfação

Indicado pela pesquisas de satisfação, tempo de resposta aos clientes, satisfação das equipes internas, etc.;

4) Percepção da Marca

Dados fornecidos como por exemplo a saudabilidade da marca, interações, engajamento, menções espontâneas e recomendações;

5) Lembrança de Marca

Pode ser avaliado pelos índices de busca orgânica institucional nos mecanismos de buscas, remarketing, acessos aos canais do ativo digital da empresa, etc.;

Realizando esta análise baseada nos benefícios gerados, percebemos o quanto a Mídia Social contribui com os negócios.

Estabeleça metas claras e alinhadas ao seu negócio, com a ciência que mídias sociais contribui para elevar o seu nível de maturidade digital a outro patamar: ao de oferecer mais um canal de relacionamento com seus clientes. Use isso de forma benéfica na sua Empresa.

Baixe a calculadora de ROI de Mídias Sociais

Preparamos uma calculadora para que você possa medir e/ou projetar o ROI de mídias sociais de sua marca.