Ser pago para usar a criatividade com o intuito de trazer soluções e criar conteúdo é um trabalho atrativo para muitos profissionais, principalmente na área de gestão de marketing, comunicação e tecnologia.

Porém, a pressão para atingir metas e entregar tarefas dentro do prazo pode desencadear algo bastante temido: o bloqueio criativo. Nesse momento é normal se desesperar, ainda mais quando a folha está em branco e algo precisa ser apresentado até a hora especificada.

O cliente provavelmente não vai entender que você precisa de mais tempo produtivo. Por isso, você deve lidar com a situação e resolvê-la da melhor maneira possível, sem deixar que afete o seu trabalho.

A seguir, você vai descobrir como lidar com um bloqueio desse tipo e adotar a melhor atitude para poder entregar bons resultados.

Ouça uma playlist de música instrumental

Ao se sentir preso na mesma tarefa por longos minutos, você provavelmente sentirá uma onda de pânico invadir seu corpo. Em vez de alimentar ainda mais o desespero se forçando a produzir, é hora de dar uma pausa e procurar soluções para vencer esse obstáculo.

Pegue seus fones de ouvido e procure uma playlist de música clássica ou instrumental — canções com letras podem tirar sua atenção — e ouça-a em um volume agradável.

As músicas lentas podem ajudar você a se desestressar. Assim, você conseguirá se focar na tarefa com mais calma.

Caminhe por alguns minutos

Um estudo da universidade de Stanford, na Califórnia, comprovou que a criatividade de uma pessoa ao caminhar aumenta cerca de 60% em relação a alguém que está parado.

Isso significa que quando o bloqueio criativo aparecer, basta se levantar e sair por aí durante alguns minutos para clarear a mente e ter novas ideias.

E não há necessidade de ir para a rua, pois uma simples caminhada pelo seu ambiente de trabalho traz os mesmos benefícios.

Não se julgue tanto

Muitas vezes, o motivo do bloqueio do trabalho é o julgamento das ideias: você precisa pensar em uma solução e começa a colocar defeito em tudo que vem na cabeça por não ser bom o bastante.

Com isso, nenhuma ideia parece servir e você se sente estagnado. Não limite sua criatividade e bote no papel todas as ideias que surgirem, sem analisá-las demais.

Deixe que seu cérebro trabalhe e só avalie o que pensou no final. Às vezes, uma ideia que parece boba pode ser exatamente aquilo que você precisa.

Busque inspirações

Ao ver que outras pessoas bem sucedidas passam pelos mesmos problemas e encontram uma saída, você verá que também pode ultrapassar essas barreiras.

Por isso, inspire-se em quem você admira e descubra o que a pessoa tem para te ensinar. Pode ser uma figura pública, um grande empreendedor, um chefe, um mentor ou até mesmo um familiar.

Leia sobre as conquistas do seu modelo de inspiração e os obstáculos que superou. Isso pode ajudar você a ter uma perspectiva diferente de como lidar com os seus problemas e ser mais criativo.

Tenha foco

Você já parou para pensar que o bloqueio que está enfrentando pode ser ocasionado pelo acúmulo de tarefas?

Cientistas comprovaram que, ao desempenhar mais de uma tarefa complexa ao mesmo tempo, o cérebro reduz sua atividade. Com isso, você não consegue se focar direito no que tem que fazer, o que provoca uma queda de desempenho e estresse.

Quando estiver envolvido em uma tarefa ligada à criatividade, não atenda ao telefone, responda mensagens ou tente resolver outros problemas. Foque-se apenas em criar soluções e, após isso, faça as outras tarefas que precisa.

Se você deixar, o bloqueio criativo pode acabar com o seu dia de trabalho. Ao saber como lidar com essa situação, porém, ficará mais fácil retomar o seu ritmo de produção. E se você gostou desse artigo, curta nossa página no Facebook e acompanhe os conteúdos que compartilhamos!