Inovar é um processo natural na história e no comportamento humano, é através da inovação que grandes melhorias e avanços surgem para as mais diferentes necessidades.

Mas trazendo isso ao contexto corporativo, e pensando na necessidade de inovação em mercados cada vez mais competitivos, o grande desafio é: Inovar é preciso, mas como fazer isso sem dor?

É preciso que a empresa tenha o entendimento de que é possível favorecer um ambiente de inovação a partir do momento que entende os conceitos básicos e fundamentais, propiciando a cultura de inovação em seu ambiente.

Afinal, o que é inovar?

Inovar quer dizer que é preciso que se pense no negócio como um todo, identificar novas ideias, estratégias e processos que agreguem valor ao seu produto, serviço e até mesmo para a sua empresa.

Vale lembrar que inovação não é ter uma ideia extraordinária a cada semana, muitas empresas e gestores tem essa falsa sensação e impressão de que o processo de inovação é dolorido e complexo, como consequência, perdem cada vez mais agilidade e seus resultados podem ser afetados.

Os pilares da inovação

Para que a sua empresa tenha um ambiente que proporcione o processo de inovação, existem alguns pilares básicos e fundamentais que podem ser adotados dentro da corporação, e o melhor, são mais básicos e simples do que você imagina.

Estimule seus colaboradores

Boas ideias podem vir de qualquer pessoa, por isso, é importante que todos tenham voz e espaço para sugerir, discutir e conversar.

Para resolver questões específicas, vale dividir sua dor com outras áreas e departamentos, muitas vezes, alguém com uma visão externa da situação pode contribuir com novas ideias e ajudar a solucionar o problema de forma efetiva.

Outro ponto importante é a promoção desse estímulo aos colaboradores no espaço físico do trabalho, seja através de murais de ideias colaborativas, caixas de sugestão ou reuniões pontuais, por exemplo.

Lembre-se também de valorizar todas as ideias, inclusive as não aplicáveis, pois ainda assim, elas podem ser trabalhadas e melhoradas para serem utilizadas em outras situações.

Ambiente de confiança e aprendizado

Mais importante que o espaço físico, é preciso que os colaboradores estejam confortáveis em compartilhar as suas ideias, para isso, é importante que exista uma postura favorável dos gestores a sugerir e receber novas ideias.

Um ambiente que proporciona a cultura do feedback sobre as ideias dos colaboradores é fundamental para o sucesso.

Além disso, proporcionar uma cultura de desenvolvimento e aprendizado constante, não só mantém sua equipe com alto nível de conhecimento, mas faz com que esse conhecimento possa ser utilizado a favor da resolução de problemas.

Observe as tendências e seus concorrentes

Observar as novas tendências possibilita que você entenda o que outras empresas têm feito para se adaptar a mudanças de comportamento do mercado.

É preciso olhar para a frente e antecipar suas ações, revisar constantemente suas estratégias, entender o comportamento de compra e consumo do seu cliente e de que forma sua corporação pode solucionar as dores destes consumidores.

Muito tem se falado sobre a necessidade de transformação digital e seus benefícios para a cultura de inovação nas corporações, adaptar-se e transforma-se digitalmente, possibilita um ambiente ainda mais propício para a resolução de problemas.

Desprenda-se!

O processo de inovação não é natural, para que ideias realmente inovadoras funcionem, é preciso que a empresa e seus colaboradores tenham o desprendimento como uma característica positiva.

As inovações são disruptivas, mudam processos, operação e é preciso que algumas coisas sejam abandonadas ou transformadas no meio do caminho.