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SEO: como o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar

O conteúdo gerado por usuário, além de não custar nada, traz diversos benefícios, como aprovação social, dá credibilidade e fortalece a comunidade em volta da sua marca. Mas isso não é tudo: possivelmente a maior e mais esquecida vantagem é a de que essa prática pode melhorar, e muito, o se posicionamento na web.

Este conjunto de técnicas que visam tornar seu site mais relevante perante os mecanismos de busca pode ser feito de diversas formas: testemunhos, guest posts, comentários, reviews, fóruns – como o do Marketing de Conteúdo -, perguntas e respostas, entre outros. Gerando diversas palavras-chave relevantes que ajudarão a levar as pessoas mais facilmente para você nos sites de busca.

E agora você entenderá melhor como este conteúdo é importante e, acima de tudo, aprenderá como aproveitá-lo para posicionar melhor sua empresa no universo digital!

Mais palavras-chave para seu site

Quem conhece o mundo do SEO sabe o quão importante são as palavras-chave. Mapear essas palavras que descrevem o conteúdo que seu público deseja encontrar, e definí-las com precisão, pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

E essa é uma das principais coisas que o conteúdo gerado pelo usuário pode fazer por você: sejam consumidores que já adquiriram seu produto/serviço ou indivíduos que interagem com a sua página, eles representam um padrão de pessoas que são exatamente como a sua persona.

Por isso, não é de se espantar que o que foi escrito por eles coincida exatamente com o que é buscado por outras pessoas quando vão procurar saber mais sobre a área de atuação da sua empresa ou, até mesmo, começar o processo de compras.

E estes termos de pesquisa ficarão impregnados em seu site, aumentando ainda mais suas chances de deixar seu site no topo. O valor dessa otimização é altíssimo!

Mais (e melhores) palavras-chave para você

No tópico anterior eu disse como as palavras-chave ficariam disponíveis por todo o seu site, certo? Mas melhor do que apenas termos de pesquisa comuns, eles provavelmente seriam o que nós chamamos de termos “cauda-longa”.

“Cauda-longa” e um termo que refina a pesquisa, e é utilizado por usuários com intenção específica de busca, por exemplo: “Marketing de conteúdo” é uma busca genérica. O que a pessoa quer com Marketing de conteúdo? Mas se ela procura por “como calcular meu ROI com Marketing de Conteúdo”, indica uma intenção clara na busca. E isso tem muito valor para o seu negócio.

E com conteúdo gerado pelo usuário, você pode saber exatamente como seu público está procurando por algo e utilizar esta informação em suas campanhas de SEO, e até para que você mesmo produza conteúdo que seja interessante à eles. Atente-se para a linguagem utilizada, frases e assuntos que se repetem ao longo dos posts e utilize isso em seu favor.

Geração constante de conteúdo

Outro fator relevante (como todos os outros) nessa geração de conteúdo, é que isso leva o site a ter constantemente novas formas de conteúdo, o que também ajuda a melhorar o ranqueamento de sua marca nos motores de busca. Ao invés ficar se preocupando com o seu calendário editorial, qual o próximo conteúdo, como produzí-lo, você pode usar a seu favor o interesse desse pessoal que está em contato constante com a sua marca e tem real identificação com seus produtos/serviços. Fazer isso é uma excelente maneira de aumentar a sua visibilidade nas buscas sem ter tanto esforço.

Incentive os usuários para que façam SEO para você

Já que irá incentivar a produção de conteúdo, é uma boa incentivar seu público a colocá-lo dentro dos padrões de SEO. para que você tenha mais conteúdos como: “Como utilizar a função (x) no software Y?” e menos como “procurando no software Y não consigo achar a função (x). Pode parecer pouca coisa, mas em grande quantidade faz muita diferença. Além disso, caso produzam um artigo, vídeos, ou imagens,existem diversos outros fatores envolvidos e ajudaria bastante se também fossem otimizados. Algumas dicas para incentivar a colaboração do seu público:

  • Reforce um tamanho máximo e mínimo para os títulos. Isso vai incentivar o uso de algumas palavras-chave e reduzir as chances de spammearem o título com frases demais – e Spam nunca é legal!.
  • Reforce o uso de descrição, para o caso de fóruns, FAQ’s e Perguntas e Respostas. O que mais vemos são títulos cheios e descrições vazias.
  • Deixe o usuário escolher qual o conteúdo está melhor relacionado com o dele e permita que ele link este material. Essa pode ser uma ótima maneira de melhorar seus links internos e criar conteúdo mais relevante.
  • Sugira alguns assuntos mais populares ou que sejam interessantes para o seu ramo e deixe-os usá-las (principalmente em fóruns e Perguntas e respostas). Pode ser uma boa limitar as opções e não deixar tamanha liberdade.

Ah! vale ressaltar que algumas dessas dicas podem fazer com que você tenha de pesar entre usabilidade e o SEO. Se ficar ressaltando demais a importância de fazer talz coisa, talvez algumas pessoas se sintam coibidas. Portanto, fique atento à sua abordagem para que isso não diminua o interessa das pessoas. Uma boa maneira de fazer isso é enfatizar o porquê eles devem fazer isso para que se sintam motivados a melhorar o conteúdo que produzem. Por exemplo: “Seu tópico/video será mais visualizado se tiver um título atraente e colocar uma descrição melhor.

Mais fama para você e o usuário

Como falar desse conteúdo gerado sem falarmos de Redes Sociais? Esse tipo de conteúdo tem um alto poder de compartilhamento nestes meios. Fazendo com que o número de links aumente consideravelmente e isso é ótimo para a sua estratégia de link building, tornando sua página mais relevante e você mais visível para seu público. Isso porque sempre que um usuário produz algo, ou o que foi dito por ele serve de inspiração para a produção de algum material por parte da empresa, ele estará muito mais propenso a espalhá-lo por aí, em busca dos seus 15 min de fama, e colocando seu negócio no holofote junto. As pessoas se sentem valorizadas quando opinam e gostam de expor que foram publicados. Isso gera mais volume de textos, palavras-chave e conseqüentemente eleva ainda mais seu posicionamento e sua otimização.

Mas é preciso que você faça sua parte

Apesar dos comentário virem por parte do seu público, algumas atitudes simples podem incentivar essa produção por parte do seu público. Como por exemplo: Fazer um ranking dos clientes que mais comentam e oferecer algumas vantagens para os mais engajados, como acesso a áreas restritas do site ou e-books grátis, pode ser uma tática boa também. Outra estratégia interessante pode ser sortear brindes ou descontos para quem deixar um comentário, ou atingir um certo nível em sua comunidade, o que vai estimular mais consumidores a postarem suas opiniões.

O conteúdo gerado permite que as marcas aumentem a sua visibilidade de busca sem ter que investir tanto na produção de novos conteúdos. Não só por ser uma maneira de estar constantemente renovando seu site ao mesmo tempo em que valoriza sua audiência e te dá fonte quase inesgotável de pesquisas de opinião. Mas também porquê empresas com comentários em páginas são visitadas pelos bots dos buscadores com mais frequência, aumentando o número de tráfego orgânico.

Já imaginou de quantas outras maneiras o conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar o seu negócio? Deixe o seu comentário!

Breno Magalhães é Community Manager da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo do Brasil e responsável por manter o Fórum do Marketing de Conteúdo.

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Erick Iucksh Santos
Profissional com 15 de experiência em Marketing Digital atendendo empresas de diversos portes e segmentos. Já atuou na gestão web e atendimento de grandes marcas como Tigre. É fundador e CMO da Next Idea. A disposição para conversar, tirar dúvidas e falar de estratégias digitais para resultados.
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