Após consolidar a presença digital da empresa e implantar uma ferramenta de web analytics, temos diversas informações para entender quanto e como o Marketing Digital está ajudando a organização a atingir seus objetivos de negócio.

É preciso ter em mente que gerar tráfego é muito importante, porém, não é a métrica primordial, pois no final o que conta é quanto você conseguiu converter estas visitas em potencial de negócios para sua empresa.

Funil de vendas

Suas métricas digitais não devem limitar-se a métricas puramente de tráfego e sua origem e sim com foco na conversão deste tráfego. Compreender o seu público e tranformar o seu ativo digital em uma máquina de vendas é o grande desafio do gestor de marketing atual.

Há diversas ferramentas de web analytics no mercado, muitas são complexas e exigem profissional capacitado para extrair o máximo de informações. Somos parceiros da RD Station, plataforma de automação de marketing, que possui métricas simples e objetivas, auxiliando a agência e o cliente na tomada de decisão.

Confira abaixo um exemplo prático de acompanhamento de métrica feito pela Next Idea.

Possuímos um acompanhamento da métrica, o comparativo com o mês anterior e a meta projetada do mês. Além do acompanhamento da conversão de visitantes > leads > leads qualificados > oportunidades > vendas. Acompanhamos essas métricas e metas mês a mês, além de visualizar semanalmente a evolução.

Gerenciar a origem do lead é outro fator importante para que possamos fazer ajustes na estratégia de canais e obter cada vez resultados melhores.

Com a capacidade de acompanhar as métricas macros, o que facilita ao gestor identificar os canais que estão gerando melhores resultados, devemos ir para um nível de métricas mais detalhado e que deve ser capaz de indicar ações específicas como oportunidades de melhoria. Essas métricas serão detalhes dos canais, como por exemplo, desempenho das palavras-chaves na busca orgânica ou CPC, total de assinantes da newsletter e suas taxas de abertura, entre outras que você pode conferir no e-book como mensurar e otimizar canais de marketing digital.

Para concluir

Se você é um gestor e está iniciando o acompanhamento de métricas ou possui pouca experiência em métricas digitais, simplifique ao máximo este processo, acompanhe indicadores de evolução de forma macro e voltado ao negócio. Além disso, o ideal é que solicite à sua agência ou profissional de métricas o detalhamento e análise das métricas de nível avançado para que possam ser tomadas ações para melhoria e evolução do ativo digital, sempre com foco em conversão.