Toda empresa que busca ter resultados precisa dedicar uma parte do seu orçamento de comunicação para o marketing na internet. Acontece que, em um contexto como esse, existem dois cenários possíveis: o dos que nem sabem por onde começar, e o dos que até sabem um pouco, mas acham que basta fazer um site e postar em um blog — o que acaba não dando resultado, gerando frustração.

No post de hoje, vamos apresentar a solução para ambos os casos e destacar alguns pontos fundamentais que devem ser pensados caso você queira ter sucesso aplicando marketing na internet na sua empresa. Confira!

Como começar sua estratégia de marketing na internet?

Defina objetivos claros

Para quem não sabe aonde está indo, qualquer caminho é válido. Essa metáfora da história infantil “Alice no País das Maravilhas” também vale para quem investe em marketing digital. O segmento é um dos mais ativos da comunicação, com diversas plataformas, formatos e metodologias disponíveis, e que podem servir para os mais variados objetivos. Seja o de aumentar as vendas, gerar engajamento ou aumentar a base de leads. Sua estratégia precisa ter objetivos claros, do contrário você nunca saberá se está sendo efetivo ou não.

Saiba até quanto pode investir

Uma das maiores vantagens do marketing na internet é que ele permite que empresas tenham resultados, mesmo com os orçamentos menores. Isso significa que não é porque você tem pouco para investir que não conseguirá fazer alguma coisa. No entanto, um detalhe é importante: antes de começar,  saiba bem até quanto você pode gastar para evitar ter problemas futuros.

Analise a concorrência

Olhar o mercado para ver o que já está sendo feito é uma das formas mais rápidas para ter boas ideias para suas iniciativas de marketing. É também uma maneira de entender qual o posicionamento dos concorrentes, antes mesmo de definir como será o da sua empresa.

Pense em quais iniciativas vai tomar

Depois de entender seus objetivos, a concorrência e seu orçamento disponível, chega a hora de pensar em quais iniciativas investir. Normalmente as mais comuns, presentes em qualquer estratégia, são: o marketing de conteúdo, um bom site, posicionamento no Google, mídia paga e conteúdo para redes sociais. Mas, como falamos antes, o segmento é bem amplo e com criatividade (quase) tudo é possível.

Monitore os KPIs certos

Um pouco acima nós dissemos que é fundamental ter objetivos claros, especialmente para saber se suas iniciativas estão sendo eficazes em busca dessa meta. Para medir se você está mais perto ou mais longe desse propósito, sua empresa precisa ter KPIs muito bem definidos. Ou seja, indicadores de performance que vão poder te mostrar quão perto você está dessa meta. Alguns KPIs comuns são: engajamento, taxa de conversão, taxa de abertura de e-mails, entre outros.

Trabalhe com especialistas

Tudo isso que falamos acima pode ser feito dentro da sua empresa, seja contratando profissionais especializados, ou mesmo investindo em treinamento para a equipe. Ter pessoas dedicadas e que entendam como funcionam as ferramentas do marketing digital é muito importante para o sucesso de uma estratégia como essa. Mas, mesmo que você invista em sua equipe interna, uma coisa ainda é certa: o melhor custo-benefício está na contratação de uma agência especializada. Dessa forma, a agência se preocupará com o seu marketing na internet, e você poderá fazer aquilo que sabe melhor: cuidar do seu negócio.

Quer saber como fazer um orçamento campeão para o marketing na internet da sua empresa em 2016? Então leia nosso post e descubra!