Quando o assunto é atrair público para os projetos digitais das empresa, muitas realizam excelentes trabalhos e investem, tanto em tempo quanto no financeiro, consideravelmente. São aportes sendo realizados em conteúdos, mídias sociais, mídias digitais, e-mails marketing, SEO e outras formas que impactam positivamente os internautas e os conduzem, normalmente, aos websites das marcas e empresas.

Porém, possuir um fluxo intenso de acessos ao website, não necessariamente resulta em ampliar resultados para os negócios. As empresas devem estar atentas se estão capturando os usuários interessados em seus produtos e serviços. Devem trabalhar seus ativos digitais com foco em ampliar resultados e direcionar estes visitantes dentro de seus funis comerciais. Se o processo de atração já está satisfatório, avance para a etapa de conversão de visitantes em leads, que basicamente são potenciais compradores de suas ofertas.

A melhor forma de converter os visitantes em leads é utilizando , as landing pages. Não é a única forma, mas a mais efetiva em termos de resultados, pois direciona o visitante para um único objetivo. Por serem páginas exclusivas, focam o usuário a fornecerem seus dados e não desviar a atenção para outros temas.

Porém, obter o contato do visitante e convertê-lo em lead não é uma tarefa tão simples. Quem trafega por qualquer site, dificilmente por espontaneidade fornece seus dados para serem de conhecimento das empresas. Situação essa que com alguns atrativos, conseguimos alterar. Abaixo descrevemos algumas soluções, ou “iscas” digitais, que podem ser criadas para fomentar a conversão, através de trocas realizadas com os visitantes.

Veja alguns exemplos de conteúdos ricos:

E-books

São livros digitais na qual através de conteúdos exclusivos a empresa fornece informação relevante para os visitantes. Normalmente são matérias instrutivas sobre os mais diferentes temas e sua estrutura é robusta, comparada a livros. Exemplos: e-book com receitas, e-book da saúde, e-book de Marketing Digital e outros;

Whitepapers

São materiais semelhantes aos e-books, porém menores. Normalmente são 2 ou 3 páginas de conteúdo relevante aos visitantes. Como exemplos, podemos ter um whitepaper com apenas uma receita, dicas de saúde, o que é marketing digital, cases e outros. Percebe-se que os temas tanto em e-books quanto nos whitepapers podem ser os mesmos, mão como são desenvolvidos é o que os difere.

Pesquisas

Importante fonte de informação para os visitantes, é um excelente meio de captura de lead. Pode ser explorada tanto na questão de participação na pesquisa como na questão da divulgação dos resultados.

Webinar

É uma forma de levar conteúdo para o público de uma forma mais explicativa pois além do conteúdo físico (que pode ser tão complexo como um e-book ou tão mais simples como um writepaper) temos a locução do especialista no tema. Esse webinar pode ser um vídeo gravado ou através de um evento pré-programado onde o webinar é realizado ao vivo. Neste último item, a interação entre locutor e público é um diferencial que remete em grande resultados para a empresa. Como exemplo podemos ter a demostração de um produto, um curso a distância e outros.

Descontos ou Produtos e Serviços Grátis

Importante meio de captura de lead, os descontos e “amostras” grátis tão chamativos no meio físico podem ser amplamente usados nos meios digitais. Como exemplo para quem trabalha na área de serviços, os diagnósticos iniciais sem custo são importantes para entender as necessidades dos visitantes e assim propor soluções.

Ferramentas, Aplicativos e Templates

Para facilitar as atividades dos visitantes em seus ambientes profissionais e pessoais, disponibilizar ferramentas, aplicativos e templates é uma ótima forma de capturar interessados em suas soluções. Podem ser planilhas de custos financeiros pessoais, aplicativos para organizar suas atividades diárias, templates de apresentações.

Enfim, existem várias formas de captar o interesse dos visitantes de seu website. Utilize as melhores opções alinhadas ao seu negócio. Converta os visitantes em leads, e a partir disso, avance em um processo de nutrição que favoreça o amadurecimento deste lead para a etapa comercial de geração de oportunidades de negócios.

Amplie resultados!