Gostaria de apresentar para você o processo que a Next Idea utiliza para criar campanhas de Inbound Marketing. Utilizamos um processo que permite mensurar e aproveitar ao máximo a presença digital para maximizar os resultados. Desenvolver Inbound Marketing requer diferentes ações combinadas e um processo muito bem executado.

Temos a convicção que ao definir um processo de desenvolvimento de campanhas a empresa consegue ser muito mais eficiente.

Abaixo apresento 7 passos para gerar oportunidades de negócios com campanhas de Inbound Marketing.

1 – A oferta

Tudo inicia com uma oferta. Cada oferta possui suas particularidades e objetivos para atingir a persona de interesse. É necessário pensar nas ofertas de forma a ajudar o seu visitante a resolver o problema que o fez chegar até o seu website.

É importante a identificação destes problemas para produzir conteúdos que ajudem o visitante a resolvê-los, que devem ser os problemas de sua persona, tornando a sua marca e oferta relevantes. A oferta para o MQL (leads qualificados de marketing) deve ser através de conteúdos gratuítos como: whitepapers, ebooks, guias, calculadoras, checklists, vídeos e outros materiais.

Já para o SQL (leads qualificados de vendas), aquele público que já foi impactado e está mais familiarizado com sua marca, o ideal é que sejam ofertados conteúdos que aumentem a percepção de valor da marca. Os conteúdos que podem ajudar este lead a optar pela compra de seus produtos/serviços são: webseminários, casos de estudo, demonstração grátis, catálogos, FAQ’s etc.

Para o lead que está bem interessado em resolver o problema, mas ainda não tomou a ação é interessante ofertar demos, amostras grátis, consultas gratuitas, cupons de desconto e outras.

2 – Landing pages e CTAs (call-to-action)

Se você planejou e desenvolveu a oferta, é necessário desenvolver as Landing Pages, para converter todos os visitantes atraídos para ela, seja por mídias digitais ou CTA’s espalhados pelo website da empresa.

O desenvolvimento da landing page é uma arte, pois é necessário cuidar de diversos detalhes para tornar a oferta atrativa para o visitante e saber coletar as informações corretas para qualificar estes leads.

Com os CTAs é possível chamar efetivamente o usuário para a ação, já que eles chamam a atenção e levam o visitante para converter nas landing pages. Somente com a conversão em leads é possível iniciar a nutrição para evoluir à qualificação e levá-los para a parte de baixo do funil.

3 – Nutrição de leads

Após o visitante ser convertido através de uma landing page, ele está pronto para começar a ser nutrido, ou seja, começará a receber uma série de e-mails entregando conteúdo dedicado para ajudá-lo a resolver o problema buscado em nossas ofertas.

A nutrição de leads permite evoluir mais rápido com as vendas, avançando o funil de vendas através da entrega de conteúdo apropriado no tempo certo.

Este processo bem estruturado permite aumentar em 50% o número de leads prontos para serem enviados para vendas, com um custo 33% mais barato.

4 – E-mail

O uso de e-mail é muito importante para buscar atenção de forma segmentada de novas ofertas. Quando você possui uma nova oferta, deve segmentar a base de dados e buscar dentro de sua base quem possui interesse.

Muita atenção a algumas métricas do e-mail marketing como taxa de abertura, taxa de clique e a conversão em negócios no website.

5 – Blog e PR 2.0

Muitas empresas possuem, mas não o atualizam com frequência. Se você possui um blog é interessante que o CTA e Landing page estejam em destaque para gerar tráfego para a campanha e leads. Nesse momento também é importante escrever um post para divulgação.

Outra ação importante é elaborar um release para ser enviado para portais de notícias segmentados, blogueiros e jornalistas. Esta ação permite ampliar a mensagem além de gerar buzz positivo para a marca.

6 – Mídias sociais

Esta é uma etapa importante para gerar tráfego. É preciso criar conteúdo para publicar nos canais sociais da empresa, promovendo o artigo do blog e a própria landing page da oferta. O uso de mídia paga no Facebook é importante para ampliar a mensagem. Quanto maior o seu tamanho e engajamento da rede social, fica mais fácil ampliar os resultados.

7 – Análise e ajustes

Para fechar o processo de criação de uma campanha de Inbound Marketing, é ponto crucial a definição e acompanhamento de métricas digitais, que irão ajudar a entender o que efetivamente dá resultado para o seu negócio e gerar novos insights de melhoria.

 

Para concluir

O processo parece complexo pela quantidade de etapas e conhecimento técnico necessário, porém, comprovadamente as campanhas de inbound marketing feitas por um time competente com experiência irão ajudar a sua empresa a gerar tráfego e converter os leads em negócios. O uso de uma ferramenta de gestão automação de marketing facilita a integração e nos permite ter mais tempo para pensar o negócio.