Nos dias atuais, é muito comum as empresas trabalharem com o digital e, mesmo assim, utilizarem algumas estratégias off, dependendo do ramo de cada uma. Porém, sabemos que uma das maiores dificuldades da estratégia offline é medir o seu resultado.
Outdoors, folhetos, placas, catálogos etc. São inúmeras as mídias off que existem, e mesmo tendo nelas o seu número telefônico, não sabemos quais contatos chegaram por cada canal, a não ser que façamos uma pergunta direta ao cliente, já no primeiro contato, do tipo: “como você nos conheceu?”.
Eis então que surge outra dúvida: como fazer para medir impressões, visualizações, ligações, leads e clientes que são originários de uma campanha off?
Para te auxiliar e dar uma baita ajuda para a sua estratégia off, surgiu o call tracking, e é sobre essa ferramenta que vamos falar a seguir. Acompanhe!
O que é o call tracking?
É uma estratégia muito usada no exterior onde, com um número específico de telefone previamente adquirido para esse fim, te dá a possibilidade de conseguir mensurar todas as suas campanhas off.
Como o call tracking funciona?
- O sistema gera números virtuais, um específico para cada campanha, dependendo da quantidade de números adquiridos.
2. Uma ligação é feita para o número virtual referente ao anúncio que originou o acesso. Em seguida, o sistema redireciona o cliente para o número principal, via “siga-me”. Simples assim, é possível comprovar a efetividade de diferentes estratégias em uma única campanha.
Por meio da plataforma, você controla todos os acessos dessas ligações, como por exemplo:
- Número
- Origem
- Sessão
- Áudio
- Data, hora e local

Call Tracking: você sabe o que é e para que serve?
Principais funcionalidades do Call Tracking
- Número local – sendo assim, o valor é de chamada local para o usuário;
- Plano ilimitado – você pode escolher quantos números quiser;
- Existem fornecedores no Brasil, como a Phone Track;
- Plataforma muito simples de usar – dá a possibilidade de criar campanhas para visualização de resultados;
- E-mail para recebimento de aviso de “chamada-não-atendida”- assim, dá para saber quem não foi atendido em uma ligação e retornar em menor tempo;
- Gravações de todas as ligações – possibilidade de usar como cliente oculto para análise de atendimento;
- Integra com vários sistemas.
Enfim, se você utiliza tanto a estratégia on quanto a off, vale a pena investir no call tracking para mensurar os resultados de ambas as campanhas, podendo analisar qual delas têm a melhor performance, além de ajudar a decidir seus próximos investimentos em campanhas, baseado nesses dados.
E aí, curtiu saber um pouco sobre essa plataforma? Se você já usou e quer compartilhar sua experiência, é só deixar um recadinho aí nos comentários e a gente troca uma ideia. 😉