Você já ficou horas elaborando um novo budget de Marketing Digital, preparando um relatório caprichado e montando uma estratégia que definitivamente gerará ótimos resultados para a empresa – mas seu chefe não aprovou o orçamento e você teve de se virar com uma verba muito menor?

Se essa situação já aconteceu com você, então você sabe o quão desanimador e frustrante é ter um orçamento reprovado e ter que trabalhar com uma verba reduzida. Por isso listamos nesse artigo as principais razões que explicam porque seu chefe pode ter desaprovado seu budget de Marketing e como contornar essas situações.

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Seu chefe não conhece a prova da eficiência das ações realizadas

Uma das principais razões para haver uma certa resistência na aprovação de um budget de Marketing Digital está na ausência de comprovação da eficácia das ações previstas pelo orçamento.

Como o principal objetivo do marketing é gerar vendas para a empresa, os chefes e diretores estão mais preocupados com o retorno financeiro que as ações planejadas no budget vão gerar do que com as ações em si. Por isso, se não há uma comprovação de retorno (ou pelo menos uma estimativa embasada em dados), dificilmente o seu orçamento será aprovado.

Para conseguir provar o retorno que as ações de Marketing Digital geram, basta calcular o ROI das ações passadas e prever o retorno com base nessa métrica.

Seu chefe não conhece o planejamento do seu budget de marketing

Uma razão bem comum para a não aprovação de um budget de marketing está no desconhecimento do planejamento desse orçamento por parte dos responsáveis pela sua aprovação.

Afinal, se o seu chefe não sabe onde cada real será investido, como você espera que ele aprove o direcionamento desses recursos?

Por isso, entregue o pedido de orçamento com um relatório completo, explicando como os recursos serão trabalhados e qual a previsão de retorno para cada ação do seu budget.

Seu chefe não entende como funciona o marketing digital

O Marketing Digital é uma fração do marketing relativamente nova e, por causa disso, ainda um pouco “desconhecida” por parte de muitos profissionais do meio. É possível que seu chefe não saiba como o marketing digital funciona e, por isso, não entenda a necessidade dos recursos solicitados.

Uma ótima maneira de resolver esse problema é educando o chefe sobre o funcionamento do marketing digital, explicando cada uma das fases do seu funil de vendas, sobre a função das redes sociais e outras estratégias, acompanhado do retorno obtido e como cada centavo será usado.

Seu chefe prefere priorizar outras táticas e estratégias

Em tempos de crise, não existem recursos em abundância para que um departamento de marketing possa abranger todas as técnicas e estratégias que gostaria de utilizar. Em épocas de cortes financeiros, o marketing é quem mais sofre – mas não deveria ser assim.

Com isso, o seu chefe pode acabar não aceitando o budget de Marketing Digital que foi requisitado, já que prefere direcionar recursos para estratégias que ele está mais familiarizado e confia mais.

Portanto, a melhor maneira de garantir que seu chefe não dê prioridades para outras estratégias ao invés do Marketing Digital é comprovando que esse tipo de marketing “se paga” e vai gerar renda para a empresa.

Como deu para ver, uma das grandes armas para obter a aprovação de um budget de Marketing Digital é o reconhecimento da sua eficiência e do retorno obtido através dele. Provar como o Marketing Digital funciona (e por que ele funciona!) fará seu chefe aprovar o orçamento proposto. Gostou desse texto? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!