A forma como o Google realmente organiza e ranqueia os conteúdos em sua página de busca é um verdadeiro mistério. Ao longo de suas diversas atualizações, a relevância de algumas técnicas e de tantos outros fatores para o ranqueamento sempre foram colocados em cheque, mas nunca sua autoridade de domínio.
E realmente a autoridade de domínio é uma parte importante das técnicas de SEO off page para criar relevância para um site. Já vale adiantar então que o algoritmo do Google que calcula a autoridade é chamado de Page Rank e o modo exato como ele funciona ainda continua um mistério. Porém, existem técnicas e ferramentas que tentam desvendar o funcionamento do Page Rank a fim de melhorar a autoridade de domínio dos sites. Quer saber o que é autoridade de domínio e como ela afeta a página da sua empresa? Então acompanhe:

Afinal de contas, o que é autoridade de domínio?

Colocando de uma forma muito simples, a autoridade de domínio diz respeito à real relevância do seu domínio. Fazendo uma analogia para facilitar, pense por um minutinho: você prefere comprar tênis para corrida de uma empresa especializada, com anos de mercado e experiência, ou com um vendedor ambulante, que comercializa produtos um tanto quanto duvidosos?

Para o Google funciona da mesma forma, mas com conteúdo. Assim, um conteúdo vindo de uma página com um bom DA (sigla para Domain Authority, nada mais que autoridade de domínio em inglês), é, aos olhos do Google, mais relevante e mais propenso a ocupar bons lugares nos resultados de suas pesquisas. Tudo bem que isso não é regra, mas a probabilidade de acontecer é bem alta! Então não basta ter bom conteúdo, é preciso também divulgá-lo por meio de um domínio forte.

Qual é a diferença entre DA, Page Authority e Page Rank?

É comum confundir ou pelo menos não saber com a devida clareza o que cada um desses 3 fatores realmente significa. Já explicamos como funciona o DA, então vamos esclarecer agora o que é Page Authority e Page Rank:

Page Authority (PA)

O PA é bem similar ao DA, mas funciona especificamente em páginas, ou seja, a autoridade de domínio é a autoridade daquele domínio como um todo, incluindo todas as páginas, os subdomínios e as seções que o compõem. A Page Authority é, então, a autoridade de uma página específica, tendo sido desenvolvida pela Moz para medir quão bem uma página será ranqueada nas buscas.

Page Rank

O Page Rank nada mais é que o algoritmo utilizado pelo Google para classificar domínios e páginas. E a verdade é que não é totalmente errado associar Page Authority a Page Rank, o que faz com que sejam facilmente confundidos. Por isso, mantenha a separação em mente para não confundir também na prática, ok?

Como melhorar o DA?

Apesar de o funcionamento do algoritmo Google ser um segredo de estado, o uso de algumas técnicas de otimização ao longo dos anos mostrou que existem formas de melhorar a autoridade do seu domínio por meio da construção de relevância para ele. Vamos dar uma olhada em cada uma delas e em como colocá-las em prática:

SEO

É importante que seu SEO on page esteja impecável. Lembrando que essa é uma otimização básica que todos os bons sites fazem muito bem! Por isso, crie URLs amigáveis, complete as imagens com alt text, organize a linguagem do HTML e busque sempre por melhorias.

Conteúdo

Um bom domínio não existe sem um bom conteúdo. Por isso, é preciso que sua página seja rica em conteúdo relevante e atualizado. Assim, por mais que o conteúdo estático do seu site já seja uma boa maneira de atrair visitas, um blog é a estratégia mais indicada. Lá você consegue veicular conteúdo atualizado e informativo com frequência, além de sempre incluir CTAs, converter e realizar testes para ajustar o que for preciso.

Social

Apesar de ser o fator que normalmente gera mais dúvidas sobre sua relevância, as interações sociais são indispensáveis — e provavelmente ocuparão lugares de destaque nos próximos algoritmos! Afinal, o engajamento social do seu público é uma amostra de que seu conteúdo é relevante. Por isso, facilite essa interação ao longo do site, deixe os botões de compartilhamento à vista e incentive as interações. Lembrando que comentários e respectivas respostas em publicações também são fatores sociais, por isso, sempre interaja com usuários dispostos a trocar ideias!

Links

Os links internos são extremamente importantes para o DA da sua página, uma vez que uma boa linkagem interna permite distribuir a autoridade das suas páginas, criando relevância para o endereço onde o seu link está direcionado. Já os backlinks são considerados fatores importantíssimos do quebra-cabeça de ranqueamento do Google. Nada mostra mais que seu conteúdo tem qualidade do que outros sites dispostos a criar links para sua página e seu domínio. E se essa página também tiver um DA, melhor ainda!

Como descobrir a autoridade do meu domínio?

Como sempre falamos, o algoritmo do Google continua sendo um mistério, mas empresas especialistas em SEO — e inclusive o próprio Google — criaram ferramentas que procuram coletar e fornecer dados sobre DA. Assim, mesmo a autoridade do domínio sendo altamente dinâmica, podemos ter uma boa ideia de como nosso domínio e nossas páginas estão performando.

Page Rank

Apesar de ser uma ferramenta do próprio Google, não é possível dizer se os dados são 100% exatos, pois as métricas podem ser alteradas de acordo com os objetivos comerciais da empresa. De toda forma, para saber o DA de uma dada página é só procurar pelo seu Page Rank — viu por que é comum PA e PR serem tratados como a mesma coisa? A escala varia de 0 a 10.

MozBar

A MozBar é a ferramenta gratuita da Moz que pode ser usada como uma extensão no navegador, a fim de mostrar dados relevantes sobre a página em que você se encontra — inclusive a DA e a PA.

Open Site Explorer

Outra ferramenta da Moz, o OSE permite analisar tanto os backlinks da página quanto a PA e a DA. Isso sem contar que ainda é possível realizar a comparação dos dados de até 5 páginas!

Viu como para aparecer bem nos resultados de busca do Google é imprescindível prestar atenção na autoridade do seu domínio? Então, agora que você já conhece o que é autoridade de domínio e como melhorar a DA do seu site, aplique essas dicas e não deixe de nos contar quais foram os resultados!
Ah, e para se manter sempre atualizado com as nossas dicas, assine a newsletter da Next Idea e fique por dentro de todo o conteúdo que criamos especialmente para você em primeira mão!