Quanto mais rapidamente você fecha um negócio, mais cedo pode ir para o próximo cliente, correto? Mas como é possível fazer isso sem comprometer a qualidade do seu atendimento e a satisfação dos consumidores? Pois no artigo de hoje vamos falar exatamente sobre como a automação de marketing pode tornar seu processo de vendas mais efetivo, ágil e assertivo, ou seja, por que você deve investir em automação de marketing na sua empresa! Ficou curioso para saber por que essa estratégia é importante para seu processo de vendas? Então acompanhe e descubra já:

Entenda os hábitos dos seus clientes e otimize ações

Se você já trabalha com um sistema de CRM e integra ferramentas de automação a ele, constrói uma verdadeira mina de ouro com informações sobre seus leads e clientes, podendo compreender melhor como eles agem na internet, quais materiais acessam, como reagem a esses materiais — se curtem, compartilham, comentam ou fazem download, por exemplo —, montando, assim, um histórico que o ajudará a entender do que eles realmente precisam.

Nutra seus leads com mais qualidade e menos tempo

Quando o marketing passa um lead para o setor comercial significa que ele está pronto para um primeiro contato com o foco na venda, correto? Mas isso nem sempre quer dizer que ele vai efetivamente fechar a compra. Pode ser que ele ainda precise de mais conhecimento sobre as soluções da empresa para, então, tomar sua decisão final. Nesse sentido, quando você tem uma ferramenta de automação, pode fazer isso automaticamente, sem a necessidade de colocar seus vendedores para trabalharem manualmente em vão. Assim, quando o lead atinge uma determinada pontuação em relação à decisão de compra, o próprio sistema avisa que é hora de entrar em contato de novo.

Eleve a produtividade e os resultados das suas vendas

O trabalho de relacionamento que dá continuidade à conversão é extremamente importante para que você retenha e fidelize clientes, elevando seu ticket médio, o lifetime value de cada cliente e sua rentabilidade. Com mais tempo para se dedicar a esse relacionamento, seu time de vendas se sai muito melhor e mantém os clientes cada vez mais satisfeitos.

Conduza os leads com eficácia pelo funil de vendas

Muitas vezes o marketing e o time de vendas não têm as mesmas percepções sobre o que é um lead qualificado e o que impede um fluxo natural de leads pelo funil de vendas, acarretando em perdas consideráveis para a empresa em geral. Com as ferramentas você pode alinhar esses dados para, assim, obter mais efetividade na passagem dos MQL — leads qualificados de marketing — para SQL — leads qualificados de vendas.

Personalize suas mensagens e eleve o engajamento

Outra facilidade que ferramentas de automação de marketing trazem para o seu processo de vendas é a possibilidade da personalização de mensagens. À medida que você conhece seus leads mais a fundo, pode enviar mensagens cada vez mais direcionadas, facilitando a tomada de decisão do cliente e melhorando seu relacionamento com a marca.

Aumente de vez seu retorno sobre o investimento

Conhecer o retorno sobre o investimento que você faz em campanhas de marketing e de vendas é crucial para que se saiba como otimizar recursos a fim de obter resultados cada vez melhores. Ferramentas de automação de marketing trazem relatórios analíticos surpreendentes, que mostram a efetividade de cada campanha e permitem que você extraia insights seguros para priorizar investimentos e tornar seus esforços mais rentáveis para a empresa.

Agora que você já sabe por que investir em ferramentas de automação de marketing na sua empresa, conheça 4 métricas que não podem faltar no seu monitoramento! E não deixe de comentar aqui para nos contar suas impressões e dividir suas experiências conosco! Participe!