Quem convive no mundo de agências de marketing regularmente ouve palavras como: analista de marketing, CS ou atendimento e acaba pensando que é tudo a mesma coisa. Mas não é não!

 

No post de hoje eu vou falar sobre as diferenças entre essas funções e quais as atribuições de cada uma. #Partiu?

 

Atendimento

 

Esse profissional gerencia, administra e conduz o processo de comunicação e marketing dentro, fazendo o meio de campo entre agência e cliente. Além disso, tem a responsabilidade de elaborar briefings coletados junto com o cliente e fazer o repasse para as áreas de criação, conteúdo ou desenvolvimento, dependendo da demanda.

 

Principais atribuições

– Ser o elo entre empresa e cliente
– Criar briefing e apresentar ao time de criação, conteúdo ou desenvolvimento
– Prospectar clientes

– Negociar fechamento de negócios para a agência

– Cuidar da sua carteira de clientes

– Participar do planejamento das estratégias

 

Analista de Marketing

 

O analista de Marketing é um profissional responsável por cuidar da análise das estratégias e resultados de marketing dentro da agência, seu perfil tem muito mais a ver com estratégia do que relacionamento.

 

Um profissional extremamente estratégico, ele precisa ter conhecimento profundo em marketing e mercado, para que possa planejar ações e assim alavancar os resultados do seu cliente em curto, médio e longo prazo.

 

Principais atribuições

– Análise de mercado e da concorrência

– Estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

– Definição das personas

– Estratégias em mídias sociais: criar o plano de ação e colocá-lo em prática

– Estratégia de links patrocinados

– Análise e mensuração de resultados

– Estratégia de SEO

 

CS (Customer Sucess)

 

Mais conhecido como Counter-Strike no mundo dos jogos, o CS… eita, acho que confundi (haha) – voltando…


Sabemos que um bom relacionamento com os clientes é a base do sucesso de uma empresa, e esse é o principal objetivo do CS: entregar o sucesso para o cliente em vários aspectos.

 

Hoje, as empresas têm investido muito mais em não apenas entregar um bom serviço/produto, mas em focar e garantir uma experiência de qualidade por meio do relacionamento com os seus clientes, de uma forma até, digamos que, mais humanizada.

 

Falando em conceito, gostamos de usar a definição do Lincoln Murphy (digo que ele é o nosso Pai, por ser referência em Customer Success desde que o termo surgiu no mercado):

 

“Sucesso do cliente é quando seus clientes alcançam o resultado desejado através das interações com a sua empresa”

 

Customer Success é o sucesso do cliente, como o próprio nome diz. Por exemplo: é o profissional que além de auxiliar o cliente a usar um determinado produto ou serviço, também auxilia o cliente a alcançar os resultados que ele buscou quando adquiriu aquele produto ou serviço.

 

A importância do profissional na empresa

– Experiência do cliente

– Cliente satisfeito é a melhor propaganda

– Retenção

– Identificar (e converter) oportunidades

 

Principais atribuições

– Ativar os clientes depois da venda

– Propor as melhores soluções para os clientes, sejam mudanças ou manutenções

– Fazer follow ups frequentes sobre o andamento do projeto dos clientes

– Avaliar indicadores de performance e resultados dos clientes
– Colher feedbacks sobre o produto ou serviço

– Elaborar e apresentar reports para que o cliente fique ciente de onde está e para onde vai

– Ensinar o cliente a usar o que a empresa lhe vendeu, mas de forma estratégica
– Preparar os clientes para usarem o que a empresa tem a oferecer da melhor maneira

– Fazer a ponte entre os feedbacks dos clientes e os desenvolvedores/operação/entrega dos produtos ou serviços

 

Ou seja, o CS tem a missão e a responsabilidade de entregar o sucesso do seu cliente, em números e experiência!

 

E aí, consegui ajudar você a entender um pouco melhor o que cada uma das funções faz? Espero ter ajudado e até o próximo post! 😉

 

Fonte de algumas informações: Marketing de Conteúdo