A era digital trouxe consigo grandes transformações e mudanças de paradigmas em relação ao marketing tradicional. Hoje, é impossível falar de consumo sem citar o marketing online.

Talvez você já saiba disso, mas precisa lidar todos os dias com chefes ou clientes que ainda desconhecem o assunto. Se esse é o seu caso, você sabe bem que explicar marketing digital para leigos e apresentar seus resultados pode não ser uma das tarefas mais simples, certo?

marketing digital é realmente uma das áreas mais fascinantes, pois lida com muitos fatores emocionais e psicológicos do consumidor em um mundo completamente virtual. Na maioria das vezes, porém, suas estratégias são incompreensíveis para aqueles que não têm experiência com esse amplo universo do marketing online.

São tantas informações que pode ser bastante abstrato compreender como toda essa engrenagem funciona em um mundo praticamente invisível aos seus olhos.

Está nessa situação e não sabe o que fazer para apresentar os resultados do marketing digital para quem não entende do assunto? Então você veio ao lugar cerro! No post de hoje, mostraremos de maneira bem prática como conseguir realizar essa tarefa com êxito.

Vamos começar?

O que é marketing digital?

Provavelmente você consome conteúdos da internet todos os dias. Mas já parou para pensar que esses conteúdos são estrategicamente otimizados para que você os encontre?

Pois é! Essa é uma das façanhas do marketing digital. Ele é o canal que intermedeia a comunicação entre você e a empresa que está entregando o conteúdo que você procurava.

Portanto, o objetivo da empresa que fez o marketing online é conseguir utilizar esse canal para atraí-lo e criar um relacionamento entre vocês. Dessa forma, podemos dizer, então, que o marketing digital é a promoção de serviços ou produtos por meio de mídia eletrônica.

O marketing digital está ligado não necessariamente apenas à internet, mas também a outros tipos de mídia, como menus interativos, celulares, outdoors eletrônicos e vários tipos de canais digitais — e acredite, nossos velhos e bons rádios e televisores também estão incluídos no marketing digital.

Quais são as vantagens do marketing digital?

Não há como negar que o consumo online é mais do que uma tendência. É um fenômeno que, até mais ou menos uns 20 anos atrás, era inimaginável. Hoje, com a inclusão digital, a maioria das pessoas tem tido acesso a essa grande tecnologia.

Isso tem feito com que um novo tipo de consumidor surja. Um consumidor mais exigente, que busca obter na internet maiores satisfação, segurança, e, acima de tudo, comodidade – é justamente o marketing digital que busca esse consumidor lá no ambiente off-line e o leva para o online.

Podemos dizer que o marketing digital é capaz de trazer as seguintes vantagens ao seu negócio:

– maior engajamento e interatividade entre consumidor e marca;
– inexistência de limites geográficos;
– segmentação do público-alvo;
– maior assertividade;
– comunicação personalizada;
– custo menor que o do marketing tradicional;
– facilidade para mensurar resultados;
– melhora da visibilidade da marca;
– menor custo.

Como mostrar os resultados do marketing digital para leigos?

Se você precisa mostrar para seu chefe ou cliente os resultados do marketing digital, é bom começar com o planejamento de um bom relatório antes da apresentação.

É preciso estudar bem o assunto antes para poder responder a todos os questionamentos e às dúvidas que surgirem. Também é necessário pensar e organizar as informações e os dados mais importantes de forma clara e objetiva, visando a total compreensão dos seus ouvintes.

Para ajudá-lo melhor nesse aspecto, veja a seguir quais resultados são mais significativos para exibir ao seu chefe ou cliente em relação ao marketing digital:

Explique como o marketing digital pode ajudar a reduzir custos

Em seu relatório, você deve apresentar números que mostrem na prática para seu superior ou cliente como ele poderá reduzir os custos de sua publicidade se investir no marketing digital.

Com esses dados, você deve demonstrar como o marketing online possui um custo infinitamente menor do que o investimento em estratégias tradicionais ou marketing off-line.

Apresente gráficos que comprovem que o orçamento da empresa com marketing digital poderá ser reduzido significativamente, sem que isso afete a qualidade das campanhas e o número de vendas.

Exponha o que são os KPIs para o marketing digital

Você deve explicar, primeiro, que o acompanhamento dos KPIs (key performance indicators), ou indicadores-chave de desempenho, poderá  mostrar o andamento de suas campanhas de forma bastante precisa.

Deixe claro também que o KPI é uma das principais ferramentas utilizadas no marketing digital para demonstrar se as metas traçadas para cada ação estão correspondendo ao esperado e se os objetivos estão sendo alcançados.

Mostre quais são os principais indicadores-chave de uma campanha de marketing online, como a quantidade e a origem do tráfego gerado, a taxa de conversão de leads e compradores, o custo por aquisição de cliente, a performance das estratégias de e-mail marketing, além da performance das taxas de conversão por meio do funil de vendas.

Há muitos outros KPIs para o marketing digital que você pode estudar melhor e acrescentar em seu relatório de acordo com o negócio e o objetivo de cada empresa.

Apresente as principais métricas do marketing digital

Explique que uma das vantagens do marketing digital é que seus resultados podem ser efetivamente mensurados por meio de métricas precisas e simples de serem calculadas.

Fale que a análise de métricas também permite acompanhar e avaliar os esforços e os resultados das campanhas, podendo, dessa maneira, avaliar se as ações de marketing estão trazendo o retorno esperado; caso contrário, é possível rapidamente mudar a direção dessas campanhas.

Veja algumas métricas que podem ser colocadas em seu relatório:

– ROI (retorno sobre o investimento);
– LTV (life time value): tempo de vida do cliente;
– ticket médio por cliente;
– CTR (click-through-rate): taxa de cliques;
– CPC (custo por clique).

Muitos dos KPIs apresentados anteriormente também podem ser considerados métricas. A diferença entre eles é que um KPI pode ser uma métrica, mas o contrário não é verdadeiro, ou seja, uma métrica não pode ser um KPI.

Os KPIs informam os resultados obtidos a partir da análise das métricas, sendo estas relacionadas a dados mais genéricos, ao comportamento de um visitante dentro de um site, por exemplo, enquanto os KPIs demonstram como anda o desenvolvimento do negócio como um todo.

Revele que é possível mesclar estratégias de marketing

Se, mesmo depois de sua apresentação sobre os resultados que o marketing digital pode gerar, o seu cliente ou chefe ainda ficar em dúvida, diga que é possível combinar as estratégias do marketing digital e as do marketing off line sem problema algum.

Isso pode ser feito sem impactar o orçamento, pois os conteúdos criados para as campanhas de marketing online podem ser divulgados em vários meios de comunicação, pois o marketing digital não se resume apenas à internet, lembra-se?

Em síntese, não existe uma fórmula pronta para apresentar os resultados do marketing digital para leigos. É preciso ter feeling nessa hora para perceber quais são as melhores informações a serem apresentadas, não esquecendo, é claro, de contextualizá-las à realidade do cliente ou da empresa onde trabalha.

Que tal agora? Já acha que consegue mostrar para seu chefe ou cliente como os resultados do marketing digital podem ser surpreendentes? Nesse caso, mãos à obra! E não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, ok?