Na era da informação todo consumidor vira usuário, todo número vira dado e toda marca se transforma em experiência. Apostar no marketing digital é um desafio para toda empresa que surgiu do analógico, pois apesar de trazer inúmeras oportunidades de crescimento, se isso não for pensado de forma estratégica pode trazer consequências para todo o trabalho de construção de marca.

Conseguir mensurar resultados e construir uma relação próxima com o público é apenas alguns dos benefícios de investir no marketing digital. Porém, antes de traçar ações de mídia, modificações no site e postagens em redes sociais, é preciso voltar a atenção novamente para os objetivos de longo prazo da empresa e tudo o que já foi construído de ações de marketing.

Fazer este exercício de observar o que já foi desenvolvido e onde deseja chegar é fundamental para não correr o risco da sua marca perder o posicionamento. Desenvolver táticas de marketing digital sem revisitar os objetivos centrais do marketing pode até dar resultados de curto prazo, mas a longo prazo o valor será perdido diante de tanto conteúdo que é produzido nos canais digitais.

Com o avanço vertiginoso da internet surgiu também uma necessidade cada vez  maior das marcas ofertarem experiências. As pessoas não querem mais simplesmente consumir um produto por necessidade, desejo ou status, elas também sentem a necessidade de compartilhar vivências com o que elas consomem. Por isso as estratégias digitais precisam contar uma história; a marca precisa emocionar, ensinar, surpreender de forma real e não mais subjetiva como nas ações de marketing off-line.

E se o posicionamento da marca, oferta de valor e público-alvo não foram bem desenhados para as ações off-line de marketing essa é a oportunidade de estruturar bem a sua marca antes de avançar para as ações digitais. Confira o nosso kit de planejamento estratégico.

Planejamento é fundamental para avançar nas profundidades do marketing digital, pois com um posicionamento bem embasado você não tem medo de mudar as estratégias no mesmo ritmo que a tecnologia avança.

Apostar no digital é reposicionamento de marca apenas quando você aproveita esta estratégia para rever alguns conceitos básicos do negócio e da marca. Caso você não enxergue a necessidade de rever estas questões, investir no marketing digital é apenas uma nova forma de se relacionar com o seu público.