Os fogos de artifício se apagam, campeonatos de futebol se iniciam por todo o país e já deu tempo de curtir aquela ressaca de carnaval. É chegado o momento de pensar no futuro e colocar a mão na massa para conseguir melhores resultados para o seu negócio em 2016. Neste post, você vai conhecer as grandes tendências do marketing digital neste novo ano. Acompanhe e invista em planejamento!

1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de entrada, continua a crescer em 2016. Formado por um conjunto de estratégias, muitas das quais você também verá nessa lista, trata-se do marketing focado em produção de conteúdo. O grande diferencial desse método é que o cliente é quem vai até a empresa. Esta, por sua vez, irá nutri-lo com conteúdo relevante, firmando-se como autoridade no assunto, construindo relacionamento e deixando o usuário inclinado a optar pela compra.

2. Produção de Conteúdo

Contra as métricas, não há argumento. O conteúdo é responsável por uma grande porcentagem dos cliques da internet, provando que ele é um excelente meio para conquistar conversões, seja em formato de textos, ebooks, e-mails, podcasts, apresentações de slides, entre outros. Destaca-se aqui a produção de vìdeos, que vem se firmando cada vez mais como prioridade para os internautas.

3. SEO

O Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas continua sendo um poderoso aliado dos negócios na internet. A escolha certa das palavras-chave pode ser a diferença entre uma venda e o afastamento do usuário, assim como técnicas de tagueamento, SEO on page e off page. A grande novidade é que o algoritmo do Google agora também considera o conteúdo visual como uma variável de ranqueamento, levando em conta o tempo que o usuário permanece em uma página de destino.

4. Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário, ou User Experience, será um dos grandes diferenciais em 2016. É hora de apostar em design e velocidade, afinal, o internauta vem se mostrando cada vez mais exigente. Não deixe links que não levem a lugar nenhum ou sites que dificultam a navegação. E, claro, não se esqueça de utilizar um design responsivo, pois os internautas têm, cada vez mais, acessado conteúdo através de dispositivos móveis.

5. Mobile Marketing

Os dispositivos móveis (tablets, notebooks, smartphones) fazem com que o usuário esteja online praticamente o tempo todo. Por isso, uma das maiores tendências é apostar no mobile marketing. Anteriormente chamado de segunda tela (pois geralmente era utilizado de maneira simultânea junto à tela da televisão ou do desktop), a tendência é que ele se transforme na tela principal, aumentando muito a importância do investimento nessas tecnologias.

6. Redes Sociais

As redes sociais seguem forte em 2016. É importante ficar atento às modificações que ocorrem nelas. Neste ano, Twitter e Facebook sofreram mudanças em suas timelines e, além disso, é possível que surjam novas redes. Algumas delas vêm crescendo exponencialmente, como o Pinterest. E fique atento às redes sociais relacionadas à produção de vídeos, como Vimeo, Vine e YouTube.

7. E-Mail Marketing

O bom e velho e-mail marketing é um dos pilares do marketing digital. A compra de mailings está próxima do fim, já que quando um usuário recebe um e-mail de um destinatário desconhecido, geralmente ignora ou direciona à caixa de spam. Uma boa opção é a solicitação de assinatura na newsletter, uma das técnicas fundamentais do Inbound Marketing.

E você, está preparado para seguir as principais tendências de marketing digital em 2016? Quer saber mais? Então leia nosso post e conheça 4 canais para uma estratégia de Inbound Marketing!