De um aperto de mãos durante um coffee break podem surgir ótimas oportunidades e parcerias. E isso é tão relevante para um evento que a grande maioria dos profissionais presentes vai com o propósito de melhorar o seu networking e o relacionamento com outros participantes.

Se considerarmos essa informação, entenderemos o quanto as estratégias de networking bem planejadas durante um evento corporativo podem tornar o seu evento mais atrativo e interessante para a concretização de negócios, atingindo também o sucesso.

Assim, com o intuito de proporcionar uma boa interação e garantir bons relacionamentos durante o seu evento, vale a pena investir em estratégias para incentivar o networking.

Confira a seguir estratégias simples que podem ser incluídas no seu próximo planejamento!

1. Divulgue a programação do evento com antecedência

Uma boa divulgação é essencial para atingir o seu público-alvo e garantir adesão dos seus participantes ao evento. Contudo, além da divulgação, é interessante que os participantes conheçam também o conteúdo e a programação com antecedência.

Garantir que as pessoas tenham material para se prepararem e ficarem por dentro do tema tratado faz com que o interesse seja despertado e no momento do evento haja mais assunto entre os participantes. Além disso, haverá também mais pessoas atraídas pelo conteúdo.

Assim, busque veicular no e-mail ou no convite os assuntos a serem tratados e discutidos. Utilize as estratégias de marketing de conteúdo para fomentar informações e reflexões sobre o tema.

2. Conte com uma lista de presença online e conheça os participantes

Antes do evento, peça inscrição ou confirmação online de todos os participantes.

Sabe por que isso é tão fundamental? A primeira vantagem de exigir inscrição online é conhecer quem estará presente e ter um perfil mais assertivo dos participantes, auxiliando na hora de preparar as atrações do evento. A segunda vantagem é ter o número exato de quem comparecerá para garantir os assentos e o buffet.

Utilize essa ferramenta, também, para realizar uma lista de presença na recepção e incluir em seu cerimonial a saudação e o agradecimento de autoridades e pessoas de renome que estarão presentes.

Lembre-se que essas informações também poderão ser usadas nos pós-evento.

3. Escolha bem o local e crie ambientes confortáveis

O local onde o evento acontece é de extrema importância para trazer conforto e aconchego para os participantes interagirem entre si.

A partir do seu público-alvo, você deve definir o nível de formalidade esperado para o local. Escolha um salão, um auditório, um terraço ou outro local que seja adequado para o número previsto de pessoas — nem muito apertado nem muito espaçado. Dessa forma, você facilitará o networking, aproximando os profissionais.

Geralmente, eventos muito formais fazem com que os participantes se sintam mais retraídos. Então, uma boa tática é criar ambientes mais descontraídos, como lounges ou bares que remetem a um happy hour, com cadeiras mais altas, petiscos e drinques.

Se necessário, faça o mapeamento dos assentos estrategicamente, mas sempre considere o seu objetivo e tente adequar as suas estratégias de networking ao formato do evento.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Está cada vez mais fácil contar com recursos tecnológicos para melhorar a experiência do seu participante durante o evento. E o melhor: a interação e o networking por meio da tecnologia podem começar, na casa do participante, semanas antes de o evento acontecer.

Conte com e-mails, redes sociais, plataformas ou apps exclusivos para veicular informações sobre o evento, confirmar presença, disponibilizar jogos interativos, realizar concursos culturais e muito mais.

Esse mesmo recurso ajudará na avaliação e feedback para as próximas edições.

Mas não se esqueça: se contar com a tecnologia remota, é fundamental que os participantes tenham acesso a um wi-fi de qualidade. Para garantir isso, utilize a calculadora gratuita de velocidade de internet para o seu evento. Assim, poderão se relacionar também via app e redes sociais com fotos, vídeos e comentários, além de manterem contato com as pessoas conhecidas durante o evento.

5. Inclua apresentações no cerimonial

A grande maioria dos eventos conta com um cerimonial. Utilize-o para apresentações e agradecimentos.

Aproveite esse momento, que costuma ter certo grau de formalidade, para destacar a presença de pessoas importantes e garantir que mais participantes o conheçam.

O restante do networking pode acontecer durante um café, jantar ou coquetel. Entretanto, esse é o primeiro passo — permitir um primeiro contato.

Essa estratégia também garante um networking mais qualificado.

6. Proponha atividades interativas

Quebre o gelo no seu evento desde o início! E como fazer isso? Apostando em atividades que deixem os participantes à vontade, tais como jogos, dinâmicas, sorteios, entre outras.

Um exemplo de sucesso, foi o game A Lenda do Marketing desenvolvida pela Next Idea em parceria com a Agência WCK no RD Summit 2017,  que contou com mais de 500 participantes que testaram seus conhecimentos em mais de 1.000 partidas durante os 3 dias de evento de marketing digital e vendas.

Esse tipo de atividade pode ser chamado de icebreaking e rapport, que basicamente busca mais união e harmonia para deixar as pessoas à vontade.

Os próprios organizadores do evento podem propiciar esse momento realizando grupos durante as atividades e fomentando a conversa. Se necessário, contrate profissionais específicos e com experiência para realizar as atividades.

7. Invista no pós-evento

As estratégias de networking devem acontecer não apenas durante, mas também após o evento para estabelecer relações contínuas e duradouras.

Para isso, mais uma vez invista em recursos tecnológicos para aproximar as pessoas e obter feedbacks e avaliações do seu evento.

Um bom exemplo é utilizar apps e e-mails para engajar a participação em redes sociais e enviar newsletters com conteúdo exclusivo do que foi abordado no evento. Nessa situação, utilize elementos audiovisuais para despertar o interesse do participantes.

Aqui também é fundamental contar com a inscrição online. Assim, você terá e-mails e contatos de cada um dos participantes.

É também por meio dessas ferramentas que os profissionais podem encontrar aquele contato que foi interessante durante o evento e promover parcerias.

Estas são apenas algumas estratégias de networking que ajudarão os seus participantes a saírem do evento com mais cartões de visitas e números em suas agendas telefônicas — o início de bons relacionamentos.

Aposte na sua criatividade e garanta uma experiência harmônica e natural, com o intuito de deixar as relações interpessoais ultrapassarem a formalidade dos negócios.

Se você quiser um conteúdo mais completo e um checklist que ajude a pensar melhor nas estratégias de networking, faça download do nosso e-book. É gratuito!

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*Este artigo foi escrito por Júlia Vidigal Munhoz, Analista de Marketing e Conteúdo da mobLee!