Uma boa gestão de projetos de marketing pode ser capaz de reduzir consideravelmente os níveis de falha em seus projetos. De acordo com pesquisa realizada em 2013 pelas seções regionais do PMI (Project Management Institute), 38% dos projetos não alcançam o seu objetivo final com êxito. Via de regra, manter uma rigorosa análise dos processos é o caminho mais certeiro.

Confira nesse artigo 5 cuidados indispensáveis na gestão de projetos, que lhe auxiliarão rumo ao sucesso de suas ações e estratégias de marketing.

1. Organização na gestão de projetos

Com a necessidade crescente de aumento da produtividade, dificilmente um gestor será responsável por gerir apenas um projeto por vez. Muitas vezes as demandas são de 2, 3 ou até 4 projetos simultâneos. Neste cenário, ser organizado torna-se não somente necessário mas obrigatório.

Se este não é seu perfil, há como se moldar. Utilizar ferramentas que facilitem e compilação de dados e tarefas é interessante, já que previne erros e inconsistências graves.

2. Planejamento para tomada de decisões

O planejamento do projeto merece cuidado e atenção. Definir uma metodologia a ser seguida, analisar e reanalisar cada um dos tópicos, criar um roteiro que trilhará o caminho das ações e definir minuciosamente o escopo com base nas expectativas do patrocinador do projeto são ações que precisam ser consideradas.

3. Escolha de um time qualificado e experiente

Com o planejamento em mãos, é preciso montar o time ideal. Mesmo alguns projetos sendo similares, existem particularidades que exigem um determinado perfil.

O gestor deve manter a atenção quanto aos perfis selecionados para seu projeto, ponderando qualidades específicas e experiências. É preciso atentar-se também ao perfil sênior, uma vez que suas sólidas vivências são relevantes e podem ser muito bem aproveitadas e determinantes.

4. Comunicação clara e transparente

Gerenciar uma equipe de projetos não é uma tarefa simples, já que o gestor lida com seres humanos, sentimentos, egos etc. Comunicar-se com clareza e transparência pode reduzir grandes problemas de execução.

O time deve estar sempre antenado e informado acerca do status das operações. Com uma boa comunicação, os níveis de sucesso do projeto tornam-se ainda mais elevados. É interessante também que, ao elencar os problemas, o gestor já compartilhe um estudo com soluções que possam ser aplicadas pela equipe.

5. Monitoramento e controle dos riscos

O monitoramento e o controle de riscos é o ponto crucial de uma gestão de projetos eficiente: recomenda-se que o gestor elabore uma lista contendo todos os possíveis riscos, incluindo os planos para solucioná-los.

É importante destacar que há uma grande diferença entre monitorar e controlar os riscos. Enquanto a primeira ação consiste em acompanhar as etapas do risco e suas soluções, a segunda relaciona-se com a execução das medidas de contenção ou, até mesmo, modificação total do projeto.

Nesse artigo, apresentamos alguns aspectos que devem ser considerados para uma eficiente gestão de projetos de marketing. Gostou? Então acompanhe os melhores conteúdos relacionados a gerenciamento de tempo, gestão de negócios, tendências e estratégias de marketing curtindo nossa página no Facebook!